As Faces da Sombra



Oi, gentê! Como vocês estão? 

Hoje vou falar um pouquinho do volume dois da Trilogia Arcantatys, uma série nacional de alta fantasia. Lembrando que a resenha pode conter spoiler do primeiro livro, e se vocês quiserem saber o que achei dele, é só entrar bem aqui . Sem mais delongas, vamos à resenha! 

As Faces da Sombra - Tatiane Durães
Páginas: 422
Nota: 3,5

Tayara decidiu enfrentar os erros de sua vida passada e acabou sendo levada através de Arcantatys pelos acontecimentos e consequências de suas escolhas.
As sombras começam a espreitá-la. Uma terrível vilã, em busca de poder, entrará em seu caminho de forma inusitada e Tayara terá seus limites testados ao descobrir segredos do seu passado.
Traições e batalhas pairam em sua trajetória. Diante de uma sombria realidade que pode confundi-la, ela terá que fazer difíceis escolhas para proteger a quem ama.
Em As Faces da Sombra, Tayara terá que confrontar o seu maior medo. A batalha final está se aproximando e ninguém sabe de qual lado ela estará.


No final do primeiro livro, Tayara, para salvar sua vida, decide abandonar sua metade bruxa e se transformar em um lobo. Mas ela não contava que os deuses tinham outros planos para sua vida. Nossa protagonista então se vê escolhida como guardiã, aquela responsável por seguir os comandos dos deuses e levar paz para Arcantatys. A trama então passa a ser guiada pelo desejo dos deuses, enquanto Tayara luta consigo mesma para não ceder à escuridão. 

Como no primeiro volume, o livro é narrado em primeira pessoa por diversos personagens, mas com ênfase nos capítulos da Tayara, onde gira a maior parte dos principais acontecimentos. A escolha de múltiplos narradores deu margem à autora para separar o grupo personagens e mostrar ao leitor cenas adicionais àquelas vividas pela protagonista. Os capítulos narrados pelos outros personagens, ao meu ver, serviram para sustentar e complementar os de Tayara, deixando a história mais dinâmica.

Entre em @nane.artwork para mais arte
A autora soube desenvolver bem os personagens principais, Tayara, Edwin e Regan especialmente. Outros não senti serem tão complexos, mas serviram para seu papel na história e deixaram margem para serem melhor trabalhados no terceiro e último livro (principalmente por terem aparecido menos nesse volume, mas deixando claro que vão ter um papel importante na conclusão da série). 

Não encontrei nenhum furo na linearidade da história. Achei que a algumas situações poderiam ter sido melhor trabalhadas, mas nada que deixe o leitor muito desconfortável. A leitura foi fluida, mesmo com algumas falhas no ritmo (que eu senti ser rápido demais quando precisava desacelerar - mas claro, cada um com o seu estilo). No início, não fiquei tão imersa na leitura, mas quanto mais os fatos se desenrolavam, mais eu queria acabar logo e descobri o final. 

Foi uma ótima leitura. Achei que a Tatiane evoluiu muito desde o primeiro livro e fiquei muito feliz com isso. O final ficou com aquele gostinho de "cadê esse livro 3, pelamor?" e infelizmente ele vai demorar um pouco para ser lançado (eu estou chorando aqui desse lado), mas é por um bom motivo! A autora está trabalhando com um coaching literário para trazer uma nova versão melhorada do primeiro volume, o que indica que o livro 3, quando sair, estará incrível. E eu ficarei aqui ansiosa para lê-lo. 

É uma leitura super recomendada, principalmente para quem gosta de Alta Fantasia e busca uma escrita leve e reviravoltas.

Sobre a edição: O que mais me incomodou foi a revisão que pareceu que, na verdade, não fizeram. Foi o mesmo problema encontrado no primeiro volume que saiu pela mesma editora. A diagramação ficou bonita, mesmo que em algumas partes (onde apareciam ilustrações) o diagramador não tenha conseguido arrumar direito o texto, o que deixou alguns pedaços soltos. Nada que atrapalhasse muito a leitura. 
Espero que tenham gostado da resenha! Se gostaram, que tal comentar aí embaixo o que acharam do livro e compartilhar a postagem com os amigos? Se é novo por aqui, não deixe de seguir o blog, demora dois segundinhos e me ajuda muito \o/. 


16 comentários :

  1. Eu adoro livros que falam sobre bruxas..mas te confesso que achei estranho ela virar lobo..preciso ler o livro para saber certinho como é a colocação..
    Uma pena que a revisão foi mal feita, isso me incomoda demais

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Legal saber que a trilogia até o momento está cumprindo com o prometido e ainda te surpreendendo com o desenrolar que a autora está dando para os personagens. A capa é muito bonita e apesar da revisão ter deixado a desejar, vou aguardar o terceiro livro para ver se coloco na minha lista de leituras.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  3. Talvez as bruxas sejam a parte que mais me atraem na literatura de terror, curto vampiros também, entretanto, acho as bruxas beeeeeem mais perto da nossa realidade. Gostei de conhecer essa trilogia, a tua resenha me motivou a querer ler, sério. Tá faltando algo assim na minha estante.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Anna! :D
    Nunca tinha visto nenhuma resenha sobre este livro antes, mas achei a capa muito bonita! Lendo sua resenha, estava me animando muito com a leitura, pois gosto bastante de alta fantasia e o fato de ter alguém metade bruxa na história tinha chamado minha atenção. No entanto, saber que a história parece não ter passado por uma revisão me entristece um pouco. De qualquer forma, se não fossem muitos erros, acho que eu iria gostar dessa leitura. Obrigada pela dica! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. confesso que revisões mal feitas ou afins me incomodam bastante durante a leitura, a ponto de comprometer meu humor, dependendo de como fica..
    mas enfim, sobre a trama em si, não me empolguei...
    legal vc ter curtido a história e espero que o volume seguinte saia logo e vc possa adorar a leitura...
    bjs :)

    ResponderExcluir
  6. Oiii,

    Admito que no início fiquei meio perdida por não conhecer o contexto geral da série, mas achei bem interessante o enredo do segundo livro e principalmente gostei de saber que a leitura foi ótima e que a série não sofreu da praga do segundo livro kkkkk Anotei a dica aqui e espero poder conferir em breve.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz que você goste da série e que a leitura tenha sido fluída, apesar de não ter te fisgado tanto no início. Mas não é uma história que me atraiu. Não despertou nem um pouco de interesse, infelizmente. :( Acho curioso isso da personagem se transformar para sobreviver e dpeois ser escolhida pelos deuses para uma determinada missão, mesmo assim não fiquei com vontade de ler para saber como as coisas se desenvolveriam.

    E revisão ruim também me incomoda. E muito.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Gostei da premissa da história, gosto muito de livros nessa pgada, mas como se trata do segundo livro, eu tenho que ler sobre o primeiro para saber melhor do que se trata a série como um todo.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia essa trilogia, mas confesso que fiquei muito curioso para conhecer essa trama na íntegra. Adoro fantasia e esse post aguçou demais minha curiosidade de conhecer toda a história.

    ResponderExcluir
  10. Eu já conhecia essa série, mas ainda não li os livros. Vejo resenhas que elogiam bastante a história e apesar de gostar de fantasia ultimamente tempo preferido me aventurar por outros gêneros que conseguem prender mais minha atenção. Talvez leia um dia!

    Beijos,

    Rafa - Fascinada por Histórias

    ResponderExcluir
  11. Como não li a resenha fiquei um pouco perdida. Achei um pouco estranho uma bruxa deixar de ser bruxa para virar lobo. Achei a capa bem interessante. Não sou de ler fantasia, acho que tenho dar mais oportunidades para esse gênero.

    Fico muito chateada quando a editora não se preocupa com a diagramação do livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?
    Não li o livro anterior ainda, então tive que ler por alto para não pegar spoiler! Estou bem curiosa para ler essa trilogia e confesso que saber que a autora está conseguindo desenvolver bem seus personagens e que não há furos na linearidade da história eu já fiquei ainda mais curiosa para conferir a leitura! Outro ponto que adorei saber é que o fim deste livro deixa um gostinho de quero mais pelo terceiro! Adoro isso! ♥
    Anotei a dica e espero poder conferir em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    que livro diferente, temos parte bruxa, parte lobo e ainda a vontade dos deuses influenciando a vida da personagem e uma luta para não cair na escuridão. Achei linda essa capa. Vou colocar na lista, ainda mais que o primeiro livro será relançado com mais qualidade. Parabéns pela resenha.
    bjs.
    Pri.
    https://nastuaspaginas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá, as capas desse e do volume anterior são lindas demais, né?! Eu li o primeiro livro e o final dele me deixou curiosíssima para esse segundo, amei saber um pouquinho sobre a história dele.

    ResponderExcluir
  15. Meu conhecimento de bruxas na literatura se resume a Harry Potter e estou bem interessada me ler mais livros com esta abordagem. Adorei saber que os personagens são bem desenvolvidos e acho que isso já mais que positivo em qualquer narrativa.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    Confesso que não conhecia esse livro e muito menos que faz parte de uma série. AChei interessante a premissa e também em saber que os personagens são bem construídos. Fiquei curioso e vou pesquisar mais sobre o livro.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por lerem. Espero que tenham gostado. Então, que tal deixar um comentário com a sua opinião? Acha que ficou alguma coisa confusa? Gostou ou não gostou? É só comentar que eu adorarei ler :)

Se ainda não segue o blog, lembre-se que é bem rapidinho seguir. É só clicar em participar na caixinha de docinhos ali no canto. Siga também nas redes sociais. Beijocas e até mais!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.