Feitiço (Saga Encantadas #2) [+18]


Oie! Como estão todos vocês? Espero que bem 

Três anos depois da leitura do primeiro volume, resolvi continuar a Saga Encantadas. Na época eu estava bem na vibes Once Upon a Time e gostei muito da leitura, mas fiquei um pouco receosa quando decidi voltar a ler, acreditando que, por estar em uma nova fase, não iria gostar tanto dos seguintes. 

Mas aqui está a resenha do livro dois! Espero que gostem da leitura. Ah! Se quiserem ler o que achei do primeiro livro, é só entrar aqui




Feitiço - Sarah Pinborough
Editora: Única
Páginas: 247
Nota: 4/5

Cuidado com o que você deseja!
Para fãs de Once Upon a Time e Grimm, a série Encantadas prova que contos de fadas são para adultos!
Você se lembra da história da Cinderela, com sua linda fada madrinha, suas irmãs feias e um príncipe encantado? Então esqueça essa história, pois nesta releitura de Sarah Pinborough ninguém é o que parece. Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela irá ganhar aliados peculiares para ser realizado. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real. Enquanto isso, parece que Lilith não está muito contente com os últimos acontecimentos e, ao mesmo tempo em que seu reino parece sucumbir ao frio, ela resolve usar sua magia para satisfazer suas vontades.
Feitiço é o segundo volume da trilogia iniciada com Veneno, um best-seller inglês clássico e moderno ao mesmo tempo em que recria as personagens mais famosas dos irmãos Grimm com personalidade forte, uma queda por aventuras e, eventualmente, uma sina por encrencas. Princesas, rainhas, reis, caçadores e criaturas da floresta: não acredite na inocência de nenhum deles!

O segundo volume da Saga Encantadas nos traz a história de Cinderela, uma jovem que mora no reino com seu pai, sua madrasta e as filhas desta. O maior sonho de nossa protagonista é ver realizada sua paixão platônica por nada mais, nada menos do que o príncipe. Quando ela descobre que o rei irá fazer uma festa para finalmente encontrar a esposa perfeita para o filho, Cinder decide que aquela era sua chance de encantar o herdeiro. Porém, sua família prefere mandar Rose, a filha de sua madrasta, para o baile e não Cinderela. 

Quando sua única chance estava se dissipando ao vento, uma figura peculiar surge para ajudá-la, mas claro, tudo tem seu preço. 

Não sei por que demorei tanto para continuar a ler essa saga. Os livros são bem curtinhos, daqueles que você lê em uma sentada. Li o primeiro volume em 2015, quando estava assistindo Once Upon a Time (e gostando...). Como vocês já devem estar cansados de saber, sou apaixonada por Contos de Fadas e adoro ler uma boa releitura. 

Veja mais fotos no IG do blog
O livro é narrado em terceira pessoa, principalmente pelo ponto de vista da Cinderela, ou seja, não sabemos muito o que está acontecendo com os outros personagens, quem são ou suas verdadeiras intenções até que elas sejam descobertas pela protagonista. 

A escrita da Sarah é leve e consegue te prender pela forma em que a trama foi construída. Por mais que tenha toda aquela atmosfera de contos de fadas, o livro não tem uma linguagem infantil, nem você se sente lendo um livro infantil, pelo contrário, os personagens são adultos bem reais e que conversam com um público mais velho, além da história trazer também o tema sexualidade (mesmo que não tão enfatizado como outras releituras). 

Quando comecei a leitura, pensei que não iria gostar do livro, porque estava detestando a Cinderela. Basicamente, ela estava sendo a personificação da mesquinharia e egocentrismo Mas a evolução dela foi surpreendente e bem trabalhada e por mais que isso não tenha sido o que mais gostei no livro, ajudou muito a enriquecer a história. Os demais personagens têm um nível de complexidade também, mas, como é mais comum, a autora trabalhou mais os principais, como Cinder e Rose.

Uma coisa não me convenceu porém: por mais que o ponto de vista fosse em maioria da Cinderela e ela tivesse suas desavenças com a madrasta, não consegui "engolir" a forma como a madrasta "mudou" com o passar dos acontecimentos. Achei que essa parte ficou um pouco forçado, mesmo que a autora tente nos fazer acreditar que tem uma história por trás. 

Para mais arte é só entrar aqui
A ambientação foi construída com cuidado, sem desacelerar muito o ritmo, mas também presando pela imersão do leitor. O ritmo ajudou bastante a criar todo o clima de mistério, mesmo o livro não tendo tantas páginas. Mesmo que a história fluísse rápida, não achei a narração corrida e não senti falta de explicações (claro, só daquelas que a autora deve ter propositalmente deixado de fora). 

Algumas pontas ficam em aberto, mas é totalmente explicado pelo estilo da narrativa. Nem tudo é tão claro, mas algumas coisas já sabemos pelo primeiro livro ou descobriremos no terceiro e último. Eu particularmente gosto bastante quando nem tudo é explicado e o leitor fica se coçando de curiosidade, deixado com sua própria imaginação para juntar as peças e descobrir o desfecho de tudo. 

A leitura foi melhor do que eu estava esperando e, depois de ler já os três livros, posso dizer que esse segundo volume é o meu favorito. Fui muito surpreendida com o final e adorei! 

É um livro indicado para quem gosta de releituras mais maduras de contos de fadas, mas também querem fugir da mesmice. 

Sobre a edição: Pelo que me recordo, não encontrei erros na revisão. A diagramação está muito caprichada e, por mais que a edição - a minha veio no box com os 3 livros - tenha uma qualidade mais simples (como livro de bolso), não deixou nada a desejar. 

Espero que tenham gostado da resenha! Não deixem de comentar aí embaixo se também gostam de contos de fadas, se leem releituras ou se já conheciam a saga

Se é novo aqui, que tal seguir o blog? Demora dois segundinhos e me ajuda muito! 

Beijinhos e até logo. 

0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada por lerem. Espero que tenham gostado. Então, que tal deixar um comentário com a sua opinião? Acha que ficou alguma coisa confusa? Gostou ou não gostou? É só comentar que eu adorarei ler :)

Se ainda não segue o blog, lembre-se que é bem rapidinho seguir. É só clicar em participar na caixinha de docinhos ali no canto. Siga também nas redes sociais. Beijocas e até mais!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.