Eleanor & Park



Olá, pessoal! Como estão? 

Hoje venho trazer para vocês a resenha de um romance infantojuvenil de uma autora que mora nos corações de muitos leitores. É o primeiro livro que leio da Rainbow Rowell e este foi muito indicado pela minha prima, então eu estava ansiosa para a leitura. Espero que gostem da resenha .



Eleanor & Park - Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 328
Nota: 3,5

Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Eleanor é a garota nova do colégio, ou seja, o alvo de piadinhas e bullying. Park é seu colega de acento no ônibus, só porque aquele era o único lugar vago. A princípio, eles se ignoram, já que Eleanor é a garota nova que se veste estranho e Park, o "mestiço" que não é nada simpático. Dias vão, dias vêm e as revistas em quadrinhos de Park conseguem aproximar os dois. Aparentemente, a paixão por HQs e música foi fadada a juntar Eleanor e Park até que eles não pudessem mais viver um sem o outro.

O livro é narrado em terceira pessoa, sob o ponto de vista dos protagonistas, ou seja, só sabemos o que eles sabem, ou o que querem que saibamos. Algumas partes são sob a visão de Park, outras de Eleanor, o que para mim, deixou o texto mais dinâmico já que, mesmo não sendo narrado em primeira pessoa, temos as personalidades dos personagens influenciando a narração a todo momento. 

Quando terminei o livro, pensei não ter gostado do romance dos dois, talvez até achado um pouco exagerado. Mas depois de pensar o porquê daquela minha opinião, entendi: eu estou em outra fase da minha vida. Eleanor e Park são adolescentes, estão na época das paixões e de se entregar de corpo e alma por algo que julgam que irá durar a vida inteira. Por isso o romance é tão intenso dentro de suas cabeças, um não consegue viver sem o outro e nem acredita que iria saber lidar com a ausência de seu amor. 

Rainbow conseguiu construir bem os personagens, eles conseguem nos enganar bem, até achamos que são gente normal, que poderíamos encontrar na rua (caso vivêssemos nos EUA, claro). Eles são diferentes do que costumamos ver nos livros infantojuvenis (e até nos YA e adultos). Por mais que suas visões sejam romantizadas pela pouca idade, sentimos que seus sentimentos não são só aquilo que encontramos em romances desde que eles surgiram. Não é apenas amor e desejo sexual. Não é só: eu te amo, porque eu te amo. Eles se entendem, eles gostam de coisas estranhas no outro, eles às vezes nem sabem por que gostam tanto do outro. Não é só aquilo de "eu morreria por você só porque é bonita/o, ou porque nos damos bem".

Arte em @nane_artwork
A autora não focou muito nas descrições, mas não achei necessário também. Achei que o que ficamos sabendo é o suficiente para ambientar a história, já que ela foca muito mais na relação dos dois e em toda confusão que se passa na cabeça deles e em suas vidas. Isso somado à linguagem super fluída e leve da Rainbow contribuiu para que a leitura voasse. 

Uma coisa porém me incomodou e por isso não dei uma nota maior para o livro. Achei que a autora focou muito nas inseguranças dos dois, estendendo mais do que era necessário o meio da história. Sei que ajudou a construir os personagens e a nos dar uma ideia melhor da situação de suas famílias e seus relacionamentos, mas achei que ficou um pouco repetitivo em algumas partes (insegurança > gosto, não gosto > insegurança > chateação > insegurança > tamos nos pegando agora....). Talvez por isso o final da história não tenha agradado tantos leitores. Como a autora leva bastante tempo no início e no meio, o fim ficou com aquela sensação de pressa. 

Devo confessar que gostei do final, achei que o ritmo acelerado correspondia ao momento da trama, que era necessário algo que causasse ansiedade no leitor (porque era isso que os personagens sentiam). Porém, queria que algumas coisas fossem explicadas melhor, como a situação da família da Eleanor. Sabemos o que acontece no final, mas não o real desfecho de todos os problemas. 

Toda a situação da família de Eleanor, que serve de pano de fundo para a história, foi uma forma mais "delicada" (não sei se tem como ser delicado ao tratar dessa temática) de falar sobre assuntos sérios que podem acontecer em qualquer lar e que normalmente são ignorados ou acobertados.

Apesar dos pontos que citei, a leitura foi muito boa. Gostei da forma que a autora levou veracidade para seus personagens, como eles são reais e podemos nos identificar. Achei legal também que as famílias não são totalmente opostas (uma perfeita e outra "destruída), o que mostra que até as melhores famílias tem dias não tão bons. 

Livro indicado para todos aqueles que gostam de ler sobre o amor adolescente, que querem algo rápido e leve, mas que também busca algo a mais no romance. 

Mal posso esperar para ler mais alguma coisa da Rainbow.

Sobre a edição: Vou começar falando que achei que os textos da capa estragaram ela * risos *. Gosto muito de capas mais "minimalistas", mas achei que todos esses textos deixaram a capa bem meh. 

A diagramação é bem simples, sem muitos detalhes, mas que deixa a leitura confortável e sem muitas distrações. 

Encontrei alguns errinhos na revisão, não atrapalhou a leitura, mas sempre me incomoda.

Espero que tenham gostado da resenha! Já conheciam o livro? Já leram algo da autora? Cometem aí embaixo, vou adorar saber! 

O blog está quase com 300 seguidores \o/ Só posso agradecer a vocês. Se gostaram daqui e ainda não seguem, por que não tirar dois segundinhos e apertar o botão para seguir bem ali no lado? Me ajudaria muitão! 

Beijinhos e nos vemos em breve 



0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada por lerem. Espero que tenham gostado. Então, que tal deixar um comentário com a sua opinião? Acha que ficou alguma coisa confusa? Gostou ou não gostou? É só comentar que eu adorarei ler :)

Se ainda não segue o blog, lembre-se que é bem rapidinho seguir. É só clicar em participar na caixinha de docinhos ali no canto. Siga também nas redes sociais. Beijocas e até mais!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.