Roleta Russa



Olá, pessoal! Como estão? Esse mês estou trazendo para vocês a resenha de Roleta Russa (ou Operação Red Sparrow), cujo filme saiu ano passado. É uma resenha curtinha, mas espero que gostem. Não deixem de me seguir lá no instagram, onde estou postando semanalmente. Agora vamos ao que importa: 


Roleta Russa - Jason Matthews
Editora: Arqueiro
Páginas: 432
Nota: 3,5



Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo.
Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem.
Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR.
Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro.
Na Rússia atual, governada com mão de ferro por Vladimir Putin, a jovem e determinada Dominika Egorova cai nas garras do sistema logo após sofrer duas perdas brutais. Recrutada pelo SVR, ela se torna uma agente especializada em sedução de alvos e logo é designada a uma missão que será a grande chance de provar sua competência: descobrir o nome do funcionário do SVR que está repassando informações confidenciais da inteligência russa aos Estados Unidos.
A muitos quilômetros de distância, na Finlândia, Nathaniel Nash, um ambicioso espião norte-americano, tem a oportunidade de salvar sua carreira e sua reputação depois de protagonizar uma ação que por pouco não terminou em desastre. Agora ele precisa, a qualquer custo, proteger Marble, o ativo russo mais importante da CIA.
Quando suas respectivas missões fazem com que o caminho dos dois agentes se cruze, colocando-os em lados opostos, inicia-se um arriscado jogo de gato e rato, pontuado por elaborados esquemas de vigilância, técnicas de recrutamento e procedimentos de contra inteligência.
No momento em que um deles decide passar para o outro lado, colocando-se na perigosa posição de agente duplo, torna-se pivô de uma complexa operação capaz de pôr em risco não só a própria vida, mas a de todos a seu redor.

Dominika é uma ex-bailarina que, por “imposição” do tio, se torna uma agente da SVR. Entre missões não muito bem-sucedidas, ela se vê diante da tarefa de seguir e recrutar Nathaniel Nash, agente da CIA e o responsável por um dos mais importantes informantes russos. Dominika precisa recrutar Nate e fazê-lo contar a identidade do traidor. Porém, as ações dos próprios russos fazem a jovem mulher repensar sua posição dentro daquele jogo de manipulação e resolver tomar suas próprias decisões. 

Roleta Russa é o antigo título de Operação Red Sparrow, primeiro volume de uma trilogia. Temos como personagens principais Dominika e Nate, que vamos conhecendo aos poucos a cada página. O livro não foca no desenvolvimento das personagens, sendo que, para mim pelo menos, a figura mais bem desenvolvida é a própria Dominika. As outras possuem nuances, nada muito profundo, mas realizam bem seus trabalhos dentro da trama. 

A história foca bastante nas operações, no suspense e nos resultados. A linguagem e a ambientação fazem o leitor submergir na obra e se manter lá no fundo enquanto fica curioso para saber como as coisas irão se resolver e qual rumo cada personagem irá tomar. Narrado em terceira pessoa e com vários pontos de vista, passeamos entre países e vida de várias personagens em poucas páginas, deixando o texto mais dinâmico, ao mesmo tempo que consegue manter o suspense até meados do final.

É um livro divertido para passar o tempo, não uma leitura muito profunda, mas que vai ocupar bem suas horas. O final parece cortado, dando espaço para as duas continuações. Porém, no fim do livro, os protagonistas parecem perder um pouco suas vozes, sendo guiados por outras personagens até o desfecho. Apesar de tudo, foi uma boa leitura. 

O que mais me incomodou, foi a forte dualidade entre Rússia e Estados Unidos (compreensível, já que foi escrito por um ex-agente da CIA). O autor colocou muito os EUA em um pedestal, ao passo que torna a Rússia o pior dos piores países. Se você não se importa com isso, irá aproveitar a leitura mais do que eu. 

Sobre o filme: Ele tem coisas bem diferentes do livro e apesar de eu achar que algumas mudanças foram para melhor, não gostei do resultado final, principalmente no que tocou a sexualidade e comportamento da Dominika. 

E é isso. Não é uma leitura muito curtinha, mas é bastante interessante. Eu não leio muito sobre o tema, o que me deixou bastante contente com a forma que o autor o colocou, utilizando-se de termos, mas não de um jeito que deixou a leitura chata e enfadonha. 


Vocês já leram o livro? Já assistiram ao filme? Comentem aqui embaixo para eu saber! Não deixem de me seguir lá no insta para sempre terem novidades. 

Beijos e até!

0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada por lerem. Espero que tenham gostado. Então, que tal deixar um comentário com a sua opinião? Acha que ficou alguma coisa confusa? Gostou ou não gostou? É só comentar que eu adorarei ler :)

Se ainda não segue o blog, lembre-se que é bem rapidinho seguir. É só clicar em participar na caixinha de docinhos ali no canto. Siga também nas redes sociais. Beijocas e até mais!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.