Resenha - Heidi


Olá! Hoje venho trazer a resenha do primeiro livro que acabei de ler em 2018. É uma história infantil que me interessou infinitamente depois que assisti ao filme de 2015. A edição que li estava em Inglês, mas não é difícil encontrar uma em português. Espero que gostem da resenha.


Heidi - Johanna Spyri
Editora: Barnes & Noble
Páginas: 336

Heidi is the timeless tale of the orphan girl Heidi, who lives with her grandfather in the mountains of Switzerland and who brings cheer and comfort into the lives of all who know her. This edition of Johanna Spyri's classic novel features illustrations in full color by Jessie Wilcox Smith. Heidi is one of Barnes & Noble's Collectible Editions classics. Each volume features authoritative texts by the world's greatest authors in an exquisitely designed foil-stamped binding, with distinctive gilt edging and an attractive ribbon bookmark. Decorative, durable, and collectible, these books offer hours of pleasure to readers young and old and are an indispensable cornerstone for any home library.

Heidi é uma garotinha de cinco anos que morava com a tia Dete até esta encontrar um emprego em Frankfurt e não poder mais tomar conta da garota. Então, a criança é levada para morar nos alpes com seu avô, um senhor rabugento que tem uma péssima fama pela cidade. Mas, ao contrário do que todos os moradores da vila esperavam, Heidi é bem tratada e desenvolve uma relação bem estreita com o senhor (que, afinal de contas, não é tão ruim quanto todos pareciam crer).
A garota se apaixona pela vida nos alpes e por toda aquela nova realidade e novos amigos (as cabras e a família do pastor). Só que nem tudo é flores, e sua tia volta com a intenção de levá-la para Frankfurt, para torná-la companhia da filha do senhor Sasemann, um nobre da região. Heidi se vê obrigada a morar em um lugar novo, com regras que não tinha o costume de seguir e tendo que fazer coisas que sua cabecinha não entendia. E por mais que tenha feito grandes amizades, como Clara (a herdeira da casa) e a vovó desta, seu coração ainda pertencia aos alpes e ela não poderia esperar mais um minuto que fosse para voltar para casa.

Heidi é um livro infantil da escritora suíça Johanna Spyri do final do século XIX. É um clássico da literatura infantil (mesmo que aqui no Brasil não seja tão conhecido como muitos outros) e tem uma linguagem simples e envolvente.


Somos apresentados a costumes diferentes e uma ambientação que nos faz querer estar descalços sobre as montanhas correndo como a protagonista. Não me recordo de ter lido algum livro suíço antes e achei interessantíssimo como a autora coloca os costumes e torna tudo muito simples e cotidiano.

Os personagens, por mais que não sejam muito profundos, são cativantes e dão um ar encantador à história. Heidi é uma daquelas personagens que funcionam mais como uma forma de mudar os outros a sua volta do que a si mesma, então não vemos tantas variações no comportamento da protagonista. O que não deixa o livro chato, acho que só reforça o tema infantil.

Devo dizer que a garotinha é exatamente o tipo de personagem que adoro ver em livros infantis. Heidi é sensível, inocente, uma criança que se preocupa com os outros e tenta tornar um mundo um lugar melhor. Me lembrou outras protagonistas (cada uma a sua forma, época e país) como Anne, de Green Gables; Pollyanna; e Sara, de A Princesinha.

Foi uma leitura muito gostosa e Heidi definitivamente é um daqueles livros que esquentam seu coração.

A edição da Barnes & Noble é linda, muito bem trabalhada, com a fonte grande (ótima para leitura das crianças), capa dura e trazendo as ilustrações de Jessie Willcox Smith, que dão um toque a mais no livro. Nesta edição em Inglês, a história está completa, mas nas em português, provavelmente terá duas partes.

Um livro que eu indico não apenas às crianças, mas aos adultos que querem uma coisinha lindinha para animar seus dias.



....

O que você achou da resenha? Já conhecia o livro ou o filme? Comenta aí embaixo sua opinião! 

Leia Mais ››

Indicação - A Sutil Arte de Ligar o F*da-se


Olá, pessoal! Nesse dia iluminado venho trazer para vocês uma indicação de um livro de não-ficção que li no último mês. Não era meu costume ler livros de autoajuda, mas desde que comecei a ler, vim aprendendo muitas coisas e repensando algumas na minha vida. 

O livro que venho indicar hoje é A Sutil Arte de Ligar o F*da-se


Este livro não fica naquilo de dizer o que temos que fazer ("ah, busque sua felicidade","comece a agir" e bla bla bla), mas sim aponta alguns """erros""" que nós humanos costumamos cometer quando estamos tentando ser felizes ou ter êxito em nossa vida.  

A linguagem do Mark Manson é bem descontraída, o que deixa o livro ainda melhor de ser lido. E as ideias que ele expõe, que a princípio pode parecer algo óbvio, mas nos faz pensar sobre o rumo que estamos levando nossa vida e as importância que estamos dando ao que não deveria importar tanto. Ou sobre fracasso, felicidade, erros... 

Por mais que não tenha concordado 100% com tudo o que o autor expôs em seu livro, eu aprendi muito com a leitura. E foram tantos tapas na cara que até agora sinto a pele arder. 

Com certeza é um livro que relerei muitas vezes e indicarei para todos.



E você? Já conhecia o livro? Já leu? Teria outro livro para indicar? :D
Deixe aqui embaixo nos comentários!!!

Beijocas e até a próxima!


Leia Mais ››

Resenha - Fisheye


Olá, pessoal! Como estão todos? 

Venho trazer a resenha de um livro que li há meses, mas que queria deixar minha opinião aqui para vocês. É um YA nacional, que eu estava louca para ler quando finalmente comprei. Espero que gostem da resenha. 

Fisheye
Autora: Kamile Girão
Editora: Wish
Páginas: 316
“Meus olhos são como canudos, Mick, só me permitem enxergar por um buraquinho. E com o tempo, a abertura deles vai diminuir muito, até que a fenda deixe de existir.”
Aos dezesseis anos, Ravena Sombra descobre que não é perfeita: após um acidente numa festa, ela é diagnosticada com retinose pigmentar, uma doença sem cura que degenerará a sua visão gradativamente.
Com o mundo pelo avesso, a adolescente inicia sua jornada em busca do amadurecimento e da superação, numa narrativa intimista à procura de se entender e de se descobrir. Ao longo do caminho, contará com a ajuda do melhor amigo de infância, da sua implicante e carismática irmã, de uma velha polaroid com nome de música dos Beatles e de um violinista cuja pele é marcada por cicatrizes e os olhos de um azul infinito como o céu.
No meio de tanto caos, Ravena vai entender que crescer não é um processo fácil e que sim há beleza em enxergar o mundo do seu jeito peculiar e especial.


Ravena é a garota popular, que namora o garoto popular e leva sua vidinha perfeita de garota popular. Isso até descobrir que está perdendo a visão e ser forçada a começar a olhar o mundo de uma nova forma. O diagnóstico aparece para colocar em cheque tudo o que ela viveu até aquele momento, fazê-la repensar seus relacionamentos e até sua própria forma de se colocar para o mundo. 

Quando comecei a ler Fisheye, acreditei ser aquela matemática simples: garota mimada + doença/ morte/ personagem que a faz pensar diferente = mudança parcial ou total de seu comportamento. No fundo, o livro não decepcionou minha expectativa. É exatamente isso que você encontrará nele. Isso, claro, eu sendo superficial. 

O interessante de ler algo que já foi tanto trabalhado em outras histórias é ver a genialidade do autor em transformar o comum em algo único. E isso Kamile Girão faz com maestria. 

O livro é narrado em primeira pessoa, grande parte dele pela protagonista. Achei certa a escolha, já que causa uma aproximação do leitor com a personagem, e a deixa mais no papel de protagonista do que de… digamos, vítima da situação. Sabemos como Ravena pensa, pensamos com ela, sentimos com ela. Tomamos as escolhas junto com a personagem e vamos a cada página nos tornando mais íntimos dela. E não apenas vemos a doença dela pelos olhos dos outros personagens. 

Conhecemos junto com ela Daniel, que é um dos personagens responsáveis pela mudança da cabeça de nossa menina. Conhecido na escola como “queimadinho”, Daniel é o contrário da imagem perfeita que Ravena queria ter como amizade, mas, bem, ainda bem que a vida é feita de mudanças. 

Não apenas Daniel, mas a irmã de Ravena, Victória, e Micael, amigo de infância, são figuras importantes na construção da nova (ou real) Ravena. Eu senti que os personagens serviram como um novo sentido para a protagonista, que, como estava perdendo um (a visão), começou a se apoiar neles (os outros sentidos começam a ficar mais aguçado quando um entra em desuso). 

A escrita da Kamile é uma gracinha, delicada, deixando a leitura prazerosa. No final, continua sendo um YA (e segue as características do gênero) e até um sick-lit (para quem gosta de usar o termo), mas com muita veracidade e coerência. 

Por mais que o desfecho seja previsível, a forma como a autora resolveu criar seu universo e desenvolver seus personagens se tornou completamente compensador. Achei bastante interessante como ela inseriu referências da cultura pop e de fotografia, além de nos explicar o que é a doença de Ravena. 

Fisheye foi uma leitura instigante que não me fez querer soltar o livro até terminar. 

A edição da Editora Wish está linda, com capa e diagramação impecável. Aquele tipo de livro lindo que dá até orgulho de ter na estante. Encontrei alguns erros de digitação, mas nada que tenha estragado a experiência. 

É um livro que eu recomendo para todos, mesmo com a linguagem do gênero que pode não agradar tantas pessoas. Foi uma leitura bem gratificante

...

Espero que tenham gostado da resenha. Não esqueçam de deixar seu comentário aqui embaixo ♥. Beijinho e até a próxima!
Leia Mais ››

Pré-venda - Corações Marcados

Olá, pessoal! Como estão todos? 

O livro da autora Shirlei Ramos, Corações Marcados, acabou de entrar em pré-venda na Amazon e está com um preço bem especial! 



O blog As Últimas Folhas do Outono é agora parceiro da autora e está ajudando na divulgação desse novo romance.♥ Em breve irei trazer para vocês as primeiras impressões da obra, mas vocês já podem conhecer um pouquinho do que está por vir lendo a sinopse:

Sinopse


Elena e Vítor cresceram em lares desestruturados. Quando se conheceram, foi como se seus corações marcados por traumas da infância se reconhecessem e se curassem.
No entanto, uma morte inesperada os abala profundamente e conduz Vítor de volta ao inferno do qual acreditou ter escapado. Mergulhado em sofrimento e culpa, ele rompe o namoro com Elena e muda-se para outra cidade.
Distantes um do outro, ambos conseguem reconstruir suas vidas e tornam-se bem-sucedidos profissionalmente – a despeito do muro que ergueram em volta de seus corações.
O que nenhum dos dois previu, porém, é que o destino os reuniria após sete anos e os faria se confrontar com sentimentos e segredos muito bem guardados.
Será o amor capaz de vencer a mágoa e a dor?

Ficaram curiosos? Então não deixem de aproveitar o preço de pré-venda e já garantir o e-book de vocês. 


Conheça um pouco sobre a autora

Shirlei Ramos é formada em Letras, com especialização em Línguas Francesa e Portuguesa, pela Universidade de São Paulo. Iniciou sua carreira como subagente literária. Atualmente, dedica-se à profissão de escritora e revisora de textos. O amor pela escrita começou na infância. Aos nove anos, fez uma adaptação, em folhas de sulfite, de um gibi da Turma da Mônica. De lá para cá, escreveu dezenas de pequenas histórias, contos e quatro romances. É autora de A Missão de Anabel, Atração Explosiva, O Par Perfeito, Nunca te esqueci, Um milagre para Jéssica, Mundos Opostos, Lembranças de um amor, Segunda Chance, A estrela mais brilhante e Corações Marcados.
Leia Mais ››

Resenha - Poder Extra G


A pessoa aqui havia dito que iria postar resenhas quinzenalmente, mas calhou de meu estágio atrapalhar um pouquinho *roda os olhos*. Mas antes tarde do que nunca, né nom?

Há algumas semanas, eu estava na vibe de ler livros com protagonistas gordas (principalmente porque estou escrevendo A Garota da Torta de Maçã e precisava estudar sobre o tema na literatura nacional) e um desses livros foi Poder Extra G. Devo confessar que estava super animada para ler, não apenas pela temática, mas por já conhecer o trabalho da autora. Conheci a escrita da Thati pelo livro Com Outros Olhos e tinha grandes expectativas para essa nova leitura. Hoje venho trazer para vocês a resenha de Poder Extra G e se o livro correspondeu ou não ao que eu esperava. Espero que gostem da resenha. ♥




Poder Extra G

Autora: Thati Machado
Editora: Astral Cultural
Páginas: 239

Empoderamento define. É por isso e a partir daí que a história de Nina — e de Nico, de Marcela e de Noah — existe. Nina não é uma mulher de tipos. E não apenas por causa dos seus noventa e dois quilos. Nina tem atitude e amor-próprio. Talvez não nessa ordem, mas quem se importa? Ao namorar Marco, ela achava que estava subindo mais um degrau rumo ao topo de sua autoestima. É claro que alguns sinais lhe alertavam do contrário, só que o ego pode ser bastante ensurdecedor quando nos convém. Depois de se dar conta da farsa que era o seu relacionamento, Nina deixa sua vida em São Paulo e parte rumo a Buenos Aires, para um mês regado a argentinos sedutores e muito doce de leite. Ela só não esperava que o país dos hermanos pudesse lhe trazer muito mais do que uns quilinhos extras.

Em Poder Extra G, conhecemos a história de Nina que, para afastar da cabeça a memória de seus ex-namorado, resolve tirar férias e viajar para a Argentina. Ela queria apenas conhecer algum cara, ter algo sem compromisso, se sentir livre e deixar pra lá o que aconteceu entre ela e seu ex, Nina só não imaginava que conheceria Nico (ou Nícolas para os não íntimos). Nico, ao contrário de Nina, não queria apenas a casualidade. Nesse período de férias, Nina vê seu relacionamento com alguém que conheceu há poucos dias crescer tanto e tão rápido, que a simples lembrança de que teria que voltar para o Brasil passa a angustiá-la. 

Tudo acontece realmente muito rápido: eles se conhecem, eles começam a sair, ela conhece a família dele e praticamente já vira best-friend de todos, e quando vão ver, é algo que já não tem mais volta. 

Quando comecei a ler o livro, pensei que a autora fosse focar principalmente no romance de Nina e Nico, e Thati realmente trabalha bastante o relacionamento dos dois, mas o livro não é apenas isso. Primeiro, a vida de Nina parece que saiu de uma novela mexicana (e como a Nina ama novelas mexicanas, nada mais justo *Risos*), com muitas reviravoltas, descobertas e momentos que nem ela acredita no que está acontecendo. 

Segundo, o preconceito é um tema bastante presente. Não apenas gordofobia, mas transfobia também, graças a um personagem bem especial. E claro, empoderamento é a palavra que melhor resume o livro. 

Thati Machado tem um canal no youtube onde fala, além de escrita e sobre seus livros, de temas que ainda hoje são tabus (como o empoderamento da mulher gorda, feminismo, questões lgbt...). E para quem leu Com Outros Olhos, Poder Extra G é bem parecido ao que se refere a falar sobre pessoas que são vistas de forma diferente, e preconceitos

O livro é narrado em primeira pessoa sob a visão de muitos personagens. Mas principalmente temos a voz de Nina, que é uma personagem muito divertida e feliz com sua aparência (por mais que algumas pessoas pensem que ela não deveria ser). Ela não tem vergonha de seu corpo, de sua vida sexual, de seu apetite. Além disso, tem uma mente bastante aberta e amiga.
Créditos

Temos também capítulos narrados por Nico, Noah (o irmão de Nico) e Marcela, a melhor amiga de Nina. Todos os personagens foram bem construídos a meu ver, principalmente os quatro mais importantes, e os capítulos sob o ponto de vista deles foram super válidos, não apenas para mudar um pouco o tom da narrativa, mas para ser mais inclusivo. Já que ninguém é igual, né? E é legal ver a forma de enxergar a história pelos olhos de outros personagens. 

Eu preciso comentar aqui sobre a escrita da Thati. Ela é leve e bastante fluída, bem como deve ser nesse gênero. É daqueles livros que você pode ler em uma sentada sem se cansar, ou querer mandar os personagens pastar por serem chatos. E por mais que haja alguns dramas, a história é alegre e engraçada, uma leitura deliciosa. 

Algumas coisinhas eu não achei tão verídicas, ou tinham a probabilidade muito baixa de acontecerem, mas isso apenas acentua o ar de novela mexicana. E como a autora soube dosar bem entre o que era real demais e o que era fictício demais (entre cenas que acontece todo dia com pessoas normais e outras que acontecem praticamente só em novelas - mas é um livro, pra que precisa ser real? *risos*) ficou uma narrativa bem interessante. 

[Ah, uma coisa que devo acrescentar aqui, quando falo de novela mexicana, não é aquele dramalhão, mas pelas reviravoltas (que foram bem colocadas no livro).]

Foi uma ótima leitura. Confesso que estava esperando algo diferente quando comecei a ler, mas é sempre bom ser surpreendida. Ainda tenho algumas obras da Thati na estante que não pude ler (Ponte de Cristal e os contos dela em Doze por Doze e Mundos Paralelos), mas espero em breve me encontrar novamente com essa talentosa escritora

Sobre a edição da Astral Cultural: O livro foi bem diagramado, de forma simples, mas que facilita a leitura. A capa é um charme, bem moderna e que acho que combina bastante com o espírito de Nina. Não encontrei erros muito grandes na revisão, nada que atrapalhasse a leitura. 

Eu realmente indico o livro (lembrando que possui cenas de sexo, então não é para o público novinho ;)), assim como o Com outros olhos, que irei reler para resenhar aqui para vocês em breve. 




Espero que tenham gostado da resenha. Já conheciam o livro ou a autora? Se interessaram pela leitura? Deixem ai embaixo a opinião de vocês. Ah, não se esqueçam de seguir o blog e curtir a página no facebook também ♥. Beijocas e até!!!




Sobre a autora
Thati Machado tem 24 anos e mora em Niterói – RJ. Suas paixões são muitas: os livros, a escrita, os palcos, a lente das câmeras... Começou a escrever poemas e versos aos doze anos. Aos quinze escreveu sua primeira peça no colégio. Logo em seguida, começou a escrever histórias para publicar em redes sociais. Alcançou a marca de mais de 3.500 membros na comunidade de suas histórias e cada uma de suas páginas tinha mais de dez mil comentários. Estudou artes cênicas e publicidade, trabalha como modelo Plus Size, é blogueira literária no www.nemteconto.org e todo o restante de seu tempo é destinado às histórias que habitam sua mente. Atualmente possui um três livros físicos (Ponte de cristal, Com outros olhos, Poder Extra G), obras na Amazon e outras disponíveis gratuitamente no wattpad.


Leia Mais ››

No que estou trabalhando + Novidades e Mudanças


Olá, meus docinhos. Anna aqui!

Desde que voltei com o blog, não passei aqui para conversarmos um pouco, né? Então hoje vou dar um update de tudo o que está acontecendo, falar um pouco do que estou trabalhando, das mudanças que ocorrerão no blog, etc. 


No que estou trabalhando


Ultimamente estou me dedicando a terminar três livros. Escrever A Garota da Torta de Maçã, Anty e Querida Lena está sendo um desafio bem interessante, já que para mim é complicado terminar um livro sem demorar, imagina três. (A escrita de A Garota da Torta de Maçã está no momento em pausa, pelo motivo que vem a seguir) Estou também finalizando alguns livros antigos para publicação em e-book, revisando e passando por todos aquelas várias e várias etapas de terminar um livro. Quais livros, quando irão sair e outros detalhes serão dados no futuro na página de autora A. S. Victorian.

Aqui está um pouquinhos dos novos livros para vocês conhecerem.


A Garota da Torta de Maçã
Wattpad || Nyah || Social Spirit
Juliana é uma modelo famosa, sendo considerada por muitos a mulher mais linda do Brasil. Depois de quase dois anos longe de sua cidade natal, Brasília, ela resolve que é hora de voltar e enfrentar mais uma vez o motivo que a faz querer distância de sua cidade: sua filha Joana. Joana é linda e ninguém pode negar, mas, para a tristeza da mãe, puxou para o pai: baixa e muito a cima do peso que Juliana considera aceitável. A relação das duas se torna ainda mais conturbada quando, por um descuido, a mídia descobre a beleza da até então desconhecida filha e esta passa a aparecer em todas as principais páginas de fofoca do país. Por ciúmes da garota e vergonha de ter seu nome ligado ao dela, Juliana toma uma decisão drástica para fazer a filha desaparecer. No meio de toda a confusão, Joana quer apenas distância dos holofotes e a chance de poder trabalhar em paz com o que sempre sonhou: a culinária. Porém, sua vida toma um caminho inesperado que não apenas lhe garantirá novos amigos, como também irá lhe permitir enxergar o que antes não conseguia. Releitura de Branca de Neve e os Sete Anões.

Anty

Durante o ano que Anty passou fora de casa, acreditou que nunca mais teria que voltar para sua cidade natal. Mas uma mudança de planos a colocou em um ônibus rumo a Governador Hilário Smerte. Seria seu último ano na escola, o ano que correria atrás do tempo perdido e completaria finalmente o segundo grau. Tudo parecia estar voltando ao normal tão rápido, que Anty no fundo sentia que nunca havia saído dali. Não estava sabendo lidar com aquela nova sensação, nem todas as lembranças que preferia ter apagado de suas memórias. E quando ela acreditava que o tempo não podia mais voltar ao passado, ele aparece, forçando-a a desnudar até seus piores segredos.
 (Sinopse provisória)


Querida Lena
Wattpad || LuvBook || Nyah || Social Spirit
A vida de Tales vira-se ao avesso após o acidente que fez Helena apagá-lo de sua vida. Anos se passaram e ele se encontra novamente de frente ao seu amor e agora com uma missão: reconquistar o coração de sua querida Lena. 
(Sinopse provisória)



[Claramente eu não sei escrever sinopses *risos*]






Comecei por esses dias também a trabalhar com revisão freelancer. Se quiserem conhecer, é só visitar a Panda Revisões.

Novidades e Mudanças

Criei o instagram do blog! *bate palmas* Se vocês quiserem saber o que estou lendo, é só visitar o @blog_ufo (lá aviso também quando sai resenha nova). Lembrando que o blog tem uma página no facebook onde atualizo tudo.

Com relação às mudanças aqui no blog, os textos autorais passarão para um novo, o blog Menina Jasmim (ele ainda está em construção, irei passar alguns textos daqui para lá e postar novos). Então, o UFO irá focar em resenhas e divulgação literária.

As resenhas, para o blog não ficar parado como estava, irão sair quinzenalmente se tudo der certo (porque eu sou lerda para ler e preciso de tempo).

Agora, o que vocês gostariam de ver aqui no blog???  Alguma coisa que esteja faltando e vocês acham legal colocar? Deixem ai nos comentários a opinião e sugestão de vocês.

Não deixem de seguir o blog, estou com a meta de alcançar os 300 seguidores até o meio do ano!! ❤❤❤


Então é isso. Nos vemos em breve. Beijinhos e até! ❤
Leia Mais ››

Resenha - A Chama da Esperança: A Princesa Renegada


Olá, meus docinhos! Como estão vocês? Sentiram saudades da pessoinha aqui? Pois hoje venho trazer uma nova resenha para vocês, de um livro que li há algum tempo, mas que queria muito resenhar. Espero que gostem! 



A Chama da Esperança: A Princesa Renegada

Parte 1
Autora: M. V. Garcia
Editora: Arwen 
Páginas: 381
★ (3.5)

Movidos pelo preconceito, pela sede por poder e pela perda, humanos e feiticeiros eram inimigos desde os primórdios de Yuan, gerando guerras e destruição.
Durante uma terrível guerra, que ficou conhecida como a Grande Guerra de Willford, Kaira perdeu o seu lar e sua família. Quando uma nova guerra se inicia, ela não faz ideia do que está por vir, mas a jovem feiticeira recebe a difícil tarefa de reunir os cinco clãs de feiticeiros da nova República em um único e poderoso exército. Será que ela vai conseguir?
Em uma aventura que percorre as planícies de Ghennas, a montanha gelada de Liore, os desertos de Rockaxe e as margens do rio Armon, Kaira, seu melhor amigo Garo e dois companheiros mais do que improváveis descobrem que há muitos segredos que alimentaram o ódio entre os dois povos.

Nossa história se passa nas terras de Yuan, um universo fantástico criado pela autora, onde a população é dividida principalmente entre humanos e feiticeiros. Os feiticeiros são separados em 5 clãs de acordo com seus poderes: existe o clã da água, do fogo, da terra, do ar e do trovão. Os humanos, por não possuírem poderes, temem os feiticeiros, o que leva ambos os grupos a entrarem em guerra. 

Em meio a essa rixa, o rei dos humanos se casa com uma feiticeira e com ela tem uma filha, a nossa protagonista Kaira. Eventualmente, Kaira perde tanto o pai quanto a mãe Rosaria, é adotada pela família de sua mãe e criada como uma criança comum, até o momento em que a guerra volta a se instaurar e tudo o que a garota conhece muda de forma drástica. 

A nossa história começa de fato nesse ponto, quando a aldeia de Kaira é atacada e ela se vê tomada pelo sentimento de vingança. Ela, junto com seus amigos, passam a viajar pelas cidades de seus colegas feiticeiros, não apenas em busca de abrigo, mas também atrás de uma forma de se unirem contra o exército humano. 

O livro é infantojuvenil, possui uma linguagem clara e fácil, e me fez lembrar muito o universo das animações japonesas por diversos pontos: 1- Os nomes da maioria dos personagens, que soam como nomes japoneses; 2- Os 5 elementos (tá, eu sei que essa coisa do 五行 é chinesa e que trovão e ar não seriam um desses elementos principais, mas ao meu ver a forma que a autora coloca os elementos em sua história me lembra muito mais a forma oriental do que ocidental); 3- A construção das cenas (esse é o ponto que acho que me fez lembrar mais animes e mangás). 

Acho que, para mim, o que foi mais positivo é a forma como a autora tratou sobre preconceitos, amizade e união; mostrando sobre as diferenças e como nem sempre o ponto de vista que temos sobre alguma coisa ou alguém é o correto. Gostei bastante também do tom que M.V. Garcia dá a sua obra, por mais que muitas cenas sejam bastante pesadas e a autora não economize nas mortes (ai, amo coisa trágica), o livro não tem aquele ar fúnebre, a escrita da autora é bem leve nesse sentido e até um pouco cômica em algumas partes (sim, estilo anime).

O que mais me incomodou, porém, foi a descrição e alguns diálogos que julguei serem desnecessários. Como o universo é novo e é preciso sim descrever para situar o leitor, é esperado que se tenha descrições mais detalhadas pelo menos no começo no livro, porém, achei que a forma que a autora as colocou não foi tão fluída como era esperado, o que me fez demorar horrores para ler (bem mais do que já demoro). Além disso, alguns diálogos da história pareceram não contribuir tanto para o desenvolvimento da trama, o que novamente deixa a leitura um pouco mais arrastada. 

Como o livro é dividido em duas partes, essa primeira parece mais uma introdução, por isso talvez eu não tenha sentido que houve um bom aprofundamento das personagens (também porque são muitas), algo que super espero encontrar na segunda parte. Contudo, a autora colocou surpresinhas bastante interessantes no decorrer da história para quebrar um pouco o que acreditávamos conhecer de certos personagens. Isso não apenas surpreende o leitor, mas também foge do que muito é repetido em livros do gênero.

Esse foi o romance de estreia da autora. Foi uma leitura agradável e interessante, fugindo um pouco do que vemos muito em literatura de fantasia e aventura (elfos, fadas, coisas assim). O final em aberto me deixou muito ansiosa para ler logo a segunda parte da história. Espero encontrar nos próximos livros um maior amadurecimento da escrita da autora, para que suas obras fiquem ainda mais incríveis. 

Sobre a edição: As edições da editora Arwen são sempre impecáveis. A capa é linda, assim como a diagramação em seu interior. Não encontrei muitos erros para reclamar da revisão. É um exemplar de bastante qualidade. 10/10. 

Eu super indico o livro para quem gosta de fantasia, aventura e animes, ou para quem está a fim de ler um livro divertido de uma autora de muito potencial. 


Espero que tenham gostado da resenha. Já conheciam o livro? Já leram? Deixem ai nos comentários a opinião de vocês :) 
Beijocas e até!






Sobre a autora

M. V. Garcia é uma jovem assistente administrativa, moradora do interior do RJ. É formada em Artes Visuais e cursa atualmente Pedagogia. Conhecida também pelo pseudônimo Hidaru, é escritora, cosplayer, desenhista freelance e fã colecionadora de livros, RPG, games, animes e mangás. Sempre gostou de escrever histórias, fanfics e textos sobre a cultura geek e pop. A Chama da Esperança é seu livro de estreia no ramo profissional.

Leia Mais ››