Resenha - Heidi


Olá! Hoje venho trazer a resenha do primeiro livro que acabei de ler em 2018. É uma história infantil que me interessou infinitamente depois que assisti ao filme de 2015. A edição que li estava em Inglês, mas não é difícil encontrar uma em português. Espero que gostem da resenha.


Heidi - Johanna Spyri
Editora: Barnes & Noble
Páginas: 336

Heidi is the timeless tale of the orphan girl Heidi, who lives with her grandfather in the mountains of Switzerland and who brings cheer and comfort into the lives of all who know her. This edition of Johanna Spyri's classic novel features illustrations in full color by Jessie Wilcox Smith. Heidi is one of Barnes & Noble's Collectible Editions classics. Each volume features authoritative texts by the world's greatest authors in an exquisitely designed foil-stamped binding, with distinctive gilt edging and an attractive ribbon bookmark. Decorative, durable, and collectible, these books offer hours of pleasure to readers young and old and are an indispensable cornerstone for any home library.

Heidi é uma garotinha de cinco anos que morava com a tia Dete até esta encontrar um emprego em Frankfurt e não poder mais tomar conta da garota. Então, a criança é levada para morar nos alpes com seu avô, um senhor rabugento que tem uma péssima fama pela cidade. Mas, ao contrário do que todos os moradores da vila esperavam, Heidi é bem tratada e desenvolve uma relação bem estreita com o senhor (que, afinal de contas, não é tão ruim quanto todos pareciam crer).
A garota se apaixona pela vida nos alpes e por toda aquela nova realidade e novos amigos (as cabras e a família do pastor). Só que nem tudo é flores, e sua tia volta com a intenção de levá-la para Frankfurt, para torná-la companhia da filha do senhor Sasemann, um nobre da região. Heidi se vê obrigada a morar em um lugar novo, com regras que não tinha o costume de seguir e tendo que fazer coisas que sua cabecinha não entendia. E por mais que tenha feito grandes amizades, como Clara (a herdeira da casa) e a vovó desta, seu coração ainda pertencia aos alpes e ela não poderia esperar mais um minuto que fosse para voltar para casa.

Heidi é um livro infantil da escritora suíça Johanna Spyri do final do século XIX. É um clássico da literatura infantil (mesmo que aqui no Brasil não seja tão conhecido como muitos outros) e tem uma linguagem simples e envolvente.


Somos apresentados a costumes diferentes e uma ambientação que nos faz querer estar descalços sobre as montanhas correndo como a protagonista. Não me recordo de ter lido algum livro suíço antes e achei interessantíssimo como a autora coloca os costumes e torna tudo muito simples e cotidiano.

Os personagens, por mais que não sejam muito profundos, são cativantes e dão um ar encantador à história. Heidi é uma daquelas personagens que funcionam mais como uma forma de mudar os outros a sua volta do que a si mesma, então não vemos tantas variações no comportamento da protagonista. O que não deixa o livro chato, acho que só reforça o tema infantil.

Devo dizer que a garotinha é exatamente o tipo de personagem que adoro ver em livros infantis. Heidi é sensível, inocente, uma criança que se preocupa com os outros e tenta tornar um mundo um lugar melhor. Me lembrou outras protagonistas (cada uma a sua forma, época e país) como Anne, de Green Gables; Pollyanna; e Sara, de A Princesinha.

Foi uma leitura muito gostosa e Heidi definitivamente é um daqueles livros que esquentam seu coração.

A edição da Barnes & Noble é linda, muito bem trabalhada, com a fonte grande (ótima para leitura das crianças), capa dura e trazendo as ilustrações de Jessie Willcox Smith, que dão um toque a mais no livro. Nesta edição em Inglês, a história está completa, mas nas em português, provavelmente terá duas partes.

Um livro que eu indico não apenas às crianças, mas aos adultos que querem uma coisinha lindinha para animar seus dias.



....

O que você achou da resenha? Já conhecia o livro ou o filme? Comenta aí embaixo sua opinião! 

16 comentários :

  1. Que coisa mais linda! Eu não sabia que tinha livro menina, quase surtei aqui! Eu apenas assisti ao filme e foi uma das minhas melhores experiencias, tão lindo, super te recomendo também.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Que post mais fofo <3
    Não tenho muito o hábito de ler livros infantis, mas, você falou tão bem deste que me senti completamente envolvida e morrendo de vontade de ler! Achei a premissa bem legal e vou ler a obra e em seguida assistir o filme!
    Dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Anna Caroline! Amei a resenha!
    Gosto muito de ler livros infantis e estou sempre lendo porque tenho uma filha de 5 anos. Acho que adoraríamos ler esse livro em nossa leitura conjunta.
    Conheço a história de Heidi desde a minha infância e quero muito ler para a minha filha, que bom que você me rememorou com essa resenha linda!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Eu li esse livro em uma edição resumida e me apaixonei. É um livro muito encantador que já recomendei para várias pessoas.Assisti o filme no ano passado e também achei muito lindo 😍
    Não sei como não é mais famoso no Brasil esse tesouro da literatura.

    BEIJOS

    Babi
    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei bastante do enredo do livro por gostar desta atmosfera de casa e tudo novo, sou acostumada em me mudar muito e gostaria de conhecer mais o ponto de vista da personagem principal. Gostei da resenha ^^

    ResponderExcluir
  6. Amei o início do livro só por causa da Tia Dete.
    Minha professora do jardim, a minha primeira professora se chamava Tia Dete. Ownt! Quanto amor!
    Bacana saber que é um clássico e o que mais me interessou no livro é o fato dele nos proporcionar uma viagem e esta vontade de sair correndo pelas montanhas como a protagonistas faz.
    Os melhores livros são estes que mexem com nossos sentimentos e emoções, que despertam a nossa curiosidade, instigam a gente a querer viajar e conhecer o local descrito no livro, enfim...
    Amei a sugestão e sua resenha!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  7. Oi oi!

    Tudo bem? Ainda não assisti ao filme ou li o livro, mas adoro livros infatojuvenis porque quase sempre são histórias emocionantes. Bom essa pegada de viagem me agrada ainda mais e a sua edição da B&N tá muito linda!

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?

    Ainda não conhecia o livro, nem o filme. Eu também nunca li nenhuma obra suiça, mas acredito que essa deve ser uma boa para conhecer os costumes de lá, como você mencionou. Eu sei que adorarei a Heide, pois ela é uma criança sensível e inocente, assim tem uma visão totalmente diferente do mundo e é ótimo ler história no ponto de vista de personagens assim. Fiquei encantada com a premissa e quero ler logo. Vou ver se encontro a versão em português, pois do contrário terei que adquirir essa mesmo ;)

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Oie!

    Primeiramente, que edição linda! Eu achei a capa tão, mas tão fofa, me lembro até Anne. Eu adoro livros infantis desse jeito, fiquei realmente encantada com o que li na sua resenha e amo personagens que são genuinamente crianças mesmo. Eu com certeza vou procurar para ler :)

    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Que resenha linda! Adorei! Vou procurar o filme para assistir e depois ler o livro. Aprendi a fazer assim para não me decepcionar com as adaptações cinematográficas és quero muito conhecer essa menina doce.

    ResponderExcluir
  11. Oi Jasmim, como está?
    Adorei a proposta do livro e com certeza eu adoraria ter a honra de lê-lo! Ainda mais quando a publicação geralmente é mais aprofundada que o filme inspirado no mesmo.
    Excelente texto e dica anotada.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da sua resenha e conhecer melhor esse livro <3 Heidi me parece uma história linda e tocante, e já quero muito conferir também. Essa edição está maravilhosa *-* de encher os olhos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Que livro mais fofinho, a capa e a diagramação ficaram muito boas. Além disso, parece uma ótima dica para quem quer praticar o idioma e se encantar ao mesmo tempo
    bjos

    ResponderExcluir
  14. Oi, esse é um livro que definitivamente se mostra muito fofo e essa diagramação e capa em inglês só fizeram tudo ficar ainda mais lindo. Confesso que não sou muito de histórias infantis, mas achei bem interessante a questão de ter todo esse contato com uma nova cultura e dele despertar em nós, leitores, o desejo de se aventurar pelos locais. Deve ser realmente um livro encantador, talvez eu leia mais para frente e aproveite para treinar o idioma junto!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Desconhecia tanto o livro quanto o filme. Achei essa capa muito fofa e como adoro capas bonitas, isso já é motivo suficiente para eu querer conhecer mais dessa história. A premissa é cativante, espero ler um dia.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Eu ainda não conhecia a história, mas fiquei encantada.
    Adoro essas histórias inocentes que tratam da relação avô/neta. De como uma criança pode mudar a vida de um idoso.
    Amo esses livros que aquecem o coração.
    Pretendo ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por lerem. Espero que tenham gostado. Então, que tal deixar um comentário com a sua opinião? Acha que ficou alguma coisa confusa? Gostou ou não gostou? É só comentar que eu adorarei ler :)

Se ainda não segue o blog, lembre-se que é bem rapidinho seguir. É só clicar em participar na caixinha de docinhos ali no canto. Siga também nas redes sociais. Beijocas e até mais!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.