Os 13 Porquês - Jay Asher
Editora: Ática
Páginas: 256
★★★
Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.
Imagina você chegar em casa e se deparar com uma caixa cheia de fitas cassetes. No início, Clay não compreendeu o que tudo aquilo significava até escutar a primeira fita. Em suas mãos, estavam os 13 motivos pelo suicídio de Hannah, uma colega de classe - por quem Clay estava apaixonado.
Escutar fita por fita, entrega-se à narração de Hannah e sofrer junto com ela tudo o que a fez decidir retirar sua própria vida faz, é por isso que Clay deve passar antes de entregar a caixa ao próximo porquê.
A história é narrado em primeira pessoa, variando entre Clay e Hannah. Vamos junto a ele, caminhando pela cidade, escutando a fita e tentando sentir o que a garota sentiu nos lugares listados por ela mesma. A narração de Hannah é entrecortada, já que Clay precisa fazer seus comentários ou pausar cada fita (acho que talvez por isso eu não tenha me envolvido tanto com a história de Hannah).
O livro passa uma mensagem importante. Muitas vezes nos preocupamos mais com os nosso umbigos, agindo de maneira impensada e que muitas vezes atinge outras pessoas. Os 13 Porquês nos alerta não apenas para o suicídio na adolescência, mas também como nós influenciamos a vida de outra pessoa (em qualquer idade).
Acho que não gostei mais porque: Clay cortava demais (mesmo eu entendendo seus motivos e isso fazendo com que a história tivesse mais dinâmica); não me identifiquei tanto com a Hannah; acho que esperei muito desse livro e fiquei um pouco decepcionada no final.
Porém, é uma história muito interessante, de leitura rápida e que faz pensar bastante ao seu fim. Um livro que deveria ser mais conhecido, principalmente entre adolescentes (quando todo mundo acha que o mundo é uma festa, mas está longe de ser uma). Mas com um ensinamento para toda a vida.
Desculpem a demora para postar a resenha, eu estava um pouco desanimada com ~tudo~, mas me forcei a escrevê-la. Espero que tenham gostado. Já leram o livro? Têm vontade de ler? Não deixem de comentar e compartilhar :)
Beijocas e até mais!!!
0 comentários :
Postar um comentário
Muito obrigada por lerem. Espero que tenham gostado. Então, que tal deixar um comentário com a sua opinião? Acha que ficou alguma coisa confusa? Gostou ou não gostou? É só comentar que eu adorarei ler :)
Se ainda não segue o blog, lembre-se que é bem rapidinho seguir. É só clicar em participar na caixinha de docinhos ali no canto. Siga também nas redes sociais. Beijocas e até mais!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.