Desejo e Honra



Oi, pessoal!! Hoje venho trazer uma resenha de um livro que li em parceria com a autora Tatiane Durães. Desejo e Honra foi publicado em 2015 pela Editora Deuses e agora a autora nos trouxe uma nova versão, reformulada e editada. Quando eu soube, não pude deixar de me interessar pela leitura, já que queria comparar as duas versões (como já fiz com outro livro da autora, que você pode ler a resenha aqui). Então é só continuar lendo para conhecer um pouco mais da edição de 2019. 




Desejo e Honra - Tatiane Durães
Editora: Amazon/ Independente
Páginas: 220
Nota: 4

Amanda precisa fugir. Os guardas da Força Pública estão em seu encalço e ela não quer perder sua adorada liberdade. Para não ser presa, precisará pedir auxílio a Lurdes, uma antiga amiga de sua falecida mãe, e terá que trabalhar na casa do Conde de Castro. Seus planos parecem simples: fingir ser uma dama doce e inocente, ficar escondida tempo suficiente para que o delegado a esqueça e afanar as joias da casa — sua especialidade — para ir para bem longe dali. Mas a jovem ladra não esperava esbarrar com o segredo de Leon e ser desafiada por mistérios além de sua compreensão, que podem mudar todos seus planos.


Amanda é uma ladra famosa, que se vê obrigada a fugir de sua casa quando seu antigo companheiro a trai, entregando-a à Força Pública. Para não ser capturada e morta em praça pública, ela decide cobrar de uma antiga amiga da família, Lurdes, um favor: um emprego na fazenda no interior, onde poderia se esconder até quando estivesse preparada para fugir. A princípio, Lurdes fica com um pé atrás, mas leva a moça de qualquer jeito.

Leon, o Conde de Castro, é o filho dos donos da fazenda e o responsável por todo negócio que acontece em suas terras. Ele não fica sem notar a presença da nova empregada e, mais e mais, vai se interessando por ela, até fazer com que a proximidade entre os dois se estreite de tal forma que Amanda deixa de lado suas suspeitas para com o Conde e se permite responder às propostas deste. 

O que nossa jovem protagonista não imaginava antes de morar na casa, porém, era que não apenas o dono da fazenda, mas também seus empregados guardam segredos que fazem Amanda se coçar de curiosidade. As coisas se tornam mais confusas quando a imaginação da jovem parece querer pregar peças nela. Ou será que não é só sua imaginação? 


O livro é narrado em terceira pessoa, mas com o foco na protagonista, o que deixa o leitor com o mesmo tanto de informação que Amanda - ou seja, tão curioso quanto ela. Foi uma escolha acertada da autora, já que permite que a protagonista e o leitor fiquem no mesmo degrau e vão descobrindo tudo juntos, o que mantém o suspense até o momento em que as coisas se resolvem. 

Desejo e Honra é um romance de época que se passa no Brasil, um pouco depois da abolição da escravatura. A descrição e narração remetem aos livros escritos durante o século XIX aqui nas terras tupiniquins, mas também tem aquele quê de romance europeu (como muitas obras brasileiras dos anos de 1800). A autora soube desenvolver bem o estilo, adicionando também um pouco de fantasia (que é o gênero que a Tatiane gosta tanto). Essa característica, além da atmosfera misteriosa, me remeteu um pouco aos romances góticos, mesmo que não seja tão sombrio quanto um.
Amanda e Leon são personagens à frente do seu tempo. O Conde guarda segredos que não são lá muito usuais para os mocinhos de romances de época, mas que tornaram o personagem ainda mais interessante. Na construção da protagonista, porém, eu senti um pouco de falta de seus dotes como ladra, que são mostrados ligeiramente melhor no final, mas, para mim, não fazendo jus à fama da garota na cidade. 

Quando comecei a leitura, pensei que seria mais parecido com a primeira versão da obra, mas o livro está completamente diferente. O novo rumo que a Tatiane resolveu tomar deixou o texto mais coeso, verossímil e interessante, além de conseguir prender ainda mais o leitor. Foi uma grata surpresa e me fez subir a nota que eu havia dado ao livro da primeira vez que li. 

Para quem gosta de histórias de época, com casais apaixonados, mas que também não dispensa um bom suspense e um final intrigante e não convencional, Desejo e Honra é uma boa pedida. 

O ebook está disponível na Amazon, ou você pode colaborar com a campanha do Catarse e garantir um lindo exemplar físico. É só visitar o link abaixo:





Espero que tenham gostado da resenha. A ajuda de vocês é muito importante para que a campanha seja um sucesso, então não deixem de compartilhar com aquele amigo que você sabe que se interessaria pela história (e com todo mundo que você conhece também rsrs). Obrigada por lerem e até mais! 

16 comentários :

  1. Anna, muito obrigada por ter lido a nova versão do Desejo e Honra, obrigada pela parceria e pela resenha. bjs

    ResponderExcluir
  2. Você deixou bem claro que a obra ficou um pouco diferente e mesmo que se passe no Brasil ainda tem aquela pitada da Europa, o que acho legal, mas é um momento legal passar depois da abolição, pois o cenário deve ser bem diferente. Boa dica.

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu estava mesmo curiosa para ler uma opinião sobre essa nova edição, li a primeira e senti falta de um melhor desenvolvimento, com seu post fiquei mais animada para ler também essa segunda edição.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Anna.
    Achei bem interessante você ter lido as duas versões do livro. Assim, conseguiu dar uma ideia bem legal sobre as mudanças feitas na história. Adorei saber que a nova versão te surpreendeu e sua nota aumentou.
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana!
    Não conhecia a autora e nem o livro, fiquei curiosa sobre a trama os personagens me parecem bem desenvolvidos e achei bem legal você ter lido as duas versões. Parabéns pela resenha fiquei curiosa em desvendar os segredos que o Conde esconde, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Nunca li um romance de época nacional, então fiquei louca para conferir esse. Gostei do enredo, acho que vou curtir bastante a leitura. Valeu pela dica!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Fiquei muito curioso para ler essa obra, essa história parece ser intensa, surpreendente e muito emocionante. Confesso que estou com minha curiosidade bem aguçada para saber da trama na íntegra. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?

    Amei a capa do livro, e a premissa me deixou bem interessada. Sou apaixonada por romances de época, mas nunca li um que fosse nacional, então estou dez vezes mais curiosa com este livro. Que bom que o novo rumo que a autora escolheu deixou a história ainda melhor.

    Adorei sua resenha, obrigada por ter compartilhado!!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  9. Oiii,

    Nunca li nenhum romance de época ambientado no Brasil, não sei se gostaria tanto, sou muito apegada aos bailes londrinos rsrs mas pelo o que você falou, parece bem interessante a história. Estou bem curiosa para descobrir quais segredos o Conde esconde. Vou colocar o livro na lista de desejados.

    Beijinhos!!
    Paraíso Literário.

    ResponderExcluir
  10. Fiquei master curiosa com o enredo e muito animada pra ler tipo agora. Conforme fui lendo a sua resenha, fui imaginando se não ficaria parecida com a versão original, mas ainda bem que você pontuou a diferença. Já quero!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Achei interessante a ambientação e a época em que se passa a história. A capa em si já chama atenção e suas considerações me deixou intrigada e muito curiosa pela escrita da autora.
    Vou anotar a dica!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Não conhecia o livro, mas essa premissa me deixou mega curiosa. Amo tudo que tem romance e mistério ainda mais se for bem desenvolvido. Sua resenha me deixou curiosa e o mais interessante e saber que os leitores estão no mesmo patamar que a protagonista no quesito de descobrir as coisas. Dica mais do que anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá, eu vi algumas postagens do lançamento dessa nova edição e já tinha colocado esse livro na minha listinha de desejados *-* Pelos seus comentários o enredo parece esta bem bacana, com um bom mistério e com uma boa ambientação *-* Sem duvida pretendo lê-lo em breve <3

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?
    Eu não conhecia o livro ou a autora, mas como uma boa apaixonada por romances de época, tenho que dizer que fiquei super intrigada e louca para realizar a leitura. Fiquei bem curiosa para conhecer esses personagens a frente de seu tempo, bem como a ambientação em um país pós abolição. Dica mais que anotada. Adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá!!!
    eu já ouvi falar da autora, mas ainda não tinha me deparado com suas obras e admito que histórias de época é comigo mesma.
    Adorei a premissa e como a história vai se desenrolando, fora essa diagramação muito bonita. Achei que o livro seria algo diferente, mas vejo que é um bom romance.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    Confesso que não conhecia o livro e a autora, mas de cara adorei a capa, o problema é ser romance, pois não tenho o hábito de ler romances, não é um gênero que domino, mas é bom para sair da zona de conforto. Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por lerem. Espero que tenham gostado. Então, que tal deixar um comentário com a sua opinião? Acha que ficou alguma coisa confusa? Gostou ou não gostou? É só comentar que eu adorarei ler :)

Se ainda não segue o blog, lembre-se que é bem rapidinho seguir. É só clicar em participar na caixinha de docinhos ali no canto. Siga também nas redes sociais. Beijocas e até mais!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.