Ninho de Fogo #3 - Isso Não é Neve


Cheguei ao final da trilogia Ninho de Fogo e completei minha meta de lê-la em menos de um ano (porque eu sou daquelas que começa a ler outras coisas e deixa continuações em segundo plano, quando retorno, não lembro mais de nada hohoho). Então aqui está para vocês a última das resenhas. Lembrando que essa resenha vai conter spoiler dos dois primeiros livros.

Confiram as resenhas anteriores aqui e aqui



Isso não é neve - Ninho de Fogo - Camila Deus Dará
Editora: Pendragon
Páginas: 266
Nota: 3


De volta à Terra, Melane nunca pensou que pudesse sentir tanta falta de Ninho de Fogo.
Ela acreditava que seu mundo estava seguro, mesmo estando afastada, mas descobre que mais uma guerra se inicia e ela é a única responsável.
Perdida e sem saber o que fazer para evitar que mais criaturas morram, ela contará com a ajuda de todas as pessoas e ama e precisará ser forte e lutar pelo lugar onde nasceu. Proteger Ninho de Fogo sempre foi o mais importante, custe o que custar.
Esta parte da história está recheada de ação, sentimentos, romance e muito sangue.
Prepare-se, a jornada termina aqui.

No final do segundo livro, Melane volta à Terra para viver com a avó, mas seu retorno como garota normal é interrompido quando ela descobre que uma guerra está prestes a acontecer em sua terra natal. Ela é obrigada a voltar para Ninho de Fogo, onde descobre que é a "culpada" por toda aquela confusão. Elfos e centauros, antigos aliados dos dragões, se colocam contra o reino por temerem a nova mestiça que, segundo eles, pode se tornar tão complexada quanto Pedrus.

O livro é narrado em primeira pessoa, como todos da série, principalmente pela princesa, mas com capítulos nas vozes de David e Jack também. Isso ajuda a termos uma visão melhor das ações de cada personagem (por mais que tenha um do David que eu tenha estranhado um pouco por motivos que não posso dizer). 

Assim como nos livros anteriores, a autora prefere focar no relacionamento da protagonista com Jack, e desta vez as coisas parecem que irão dar certo. Até não darem. Descobrimos também o segredo que o rapaz guardou por tanto tempo, o motivo dele tê-lo guardado e que, de alguma forma, Melane está envolvida na história toda também. 

Eu já estava esperando que toda a motivação da história, no caso a possível guerra, fosse deixada para segundo plano como aconteceu nos livros anteriores. Porém nesse essa construção me deixou mais frustrada. (Spoiler a seguir) A autora resolveu toda a guerra tão rápido que eu fiquei me perguntando se aquele conflito era realmente necessário. Eu entendi que ela precisava de uma batalha para que o que aconteceu acontecesse, mas senti que precisava ter sido trabalhada melhor e não apenas concluída tipo: ah, acabou gente, queremos mais não, tchau (simplificando muito aqui). 


Outra coisa que me incomodou um pouco, e isso pode ser lido como algo totalmente pessoal, foi eu não ter sentido empatia pelos personagens secundários. Como a história é muito focada na Melane e ela, por sua vez, muito focada em seus sentimentos por Jack, os demais personagens ficam muito em plano de fundo. E por mais que a autora tenha tentado trabalhar melhor David nesse volume, eu não me senti tão apegada a ele, o que "estragou" um pouquinho o desenrolar dos fatos.  

Por isso as minhas expectativas para o livro não foram atendidas. Dos três, esse foi o que menos gostei. Achei legal a autora inserir novas criaturas, mesmo que elas não tenham aparecido tanto, e também o desfecho do mistério que ronda Jack desde o início da série. Porém esperava mais para o final da trilogia.

Claro que minhas considerações não tornaram o livro ruim, só não corresponderam ao que eu esperava. Como o segundo volume havia sido melhor do que o primeiro, pensei que iria acontecer o mesmo com este. De qualquer forma, a leitura foi divertida, a linguagem da Camila é bem leve e consegue te prender (quando você não está jogando o livro na parede com raiva da Melane :3). É uma leitura ótima para passar o tempo, principalmente se você gosta de fantasia. 



Espero que tenham gostado da resenha. 
Não deixem de seguir o blog para me ajudar a bater a meta de 300 ❤ !! Me digam o que acharam da história, se já conheciam, se tiveram interesse em ler. 

Beijinhos e nos vemos em breve!


9 comentários :

  1. olá, flor...
    eu curto Fantasia e confesso que tem um bom tempo que não leio nada do gênero... não tinha visto essa história ainda, e uma pena o desfecho ter sido aquém do que vc esperava...

    no momento, ando evitando trilogias e séries sem ter concluído as que estou lendo ainda...

    bjs...

    ResponderExcluir
  2. Tenho o primeiro livro aqui na minha estante tem um tempinho, sempre enrolo pra ler, mas acabei pulando grande parte da sua resenha para evitar spoiler. Uma pena que essa obra não tenha atendido as suas expectativas, mas compreendo totalmente você, acredito que série tem que ser algo crescente, pra ir prendendo o leitor, se não o ritmo cai e acabamos desanimando.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Anna.
    Que pena que suas expectativas não foram atendidas.
    Também fico chateada quando as motivações iniciais da trama são deixadas de lado e os problemas se resolvem facilmente. Fico super frustrada!!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Olá..

    Acredito que não tive a chance de ler a sua resenha dos livros anteriores, irei procura-las. Nossa é muito ruim quando um livro não é tudo aquilonaue esperávamos e entendi o seu lado ao na resenha. Confesso que por ser fantasia, eu esperava que isso fosse realmente mais explorado com as guerras e tudo e não apenas o romance como foco.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oiii, tudo bem?
    Confesso que nunca tinha ouvido falar na trilogia, mas achei a capa do livro uma gracinha e fantasias com certeza são o meu estilo hahahah
    Gostei pelo fato da personagem principal ser uma mulher e por ter dragões (nunca li nada com dragoes,tenho curiosidade)
    Adorei a dica e vou adicionar a minha lista pq sou a louca desse gênero hahahahha
    A resenha está ótima, parabéns.


    Beijos - anne and cia

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Que bom que conseguiu finalizar essa trilogia. Confesso que sinto mais facilidade quando é narrado em primeira pessoa, apesar de aqui o enfoque tenha ficado mais em cima da personagem e outros poderiam ter sido melhor explorados.
    O enredo em si não me agrada muito por ser fantasia e ter dragões, mas gostei de conhecer um pouco mais da sua experiência com essa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oiii,

    Eu não conhecia está série, então meio que fiquei perdida em alguns pontos. Mas fiquei curiosa no início para saber porque ela é culpada pela guerra, o que ela fez nos livros anteriores para que incitasse uma guerra. Só que a questão do foco no relacionamento que fica para dar certo mas acaba não dando, e principalmente o conflito que foi apresentado e resolvido tão rápido que nem precisava ter existido me desanimaram de dar uma chance pra história porque eu tenho certeza que iria ficar com muita raiva por isto e com a sensação de que poderia ter gasto meu tempo com outras coisas. Mas para quem não se apega a estas questões é realmente uma ótima dica.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Acompanhei quando os dois primeiros livros foram lançados e embora eu na os tenha lido, fiquei interessada. mas acho que agora a história está se esticando demais e perdendo o foco inicial. Que pena que sua expectativa não se confirmou.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Anna!
    Eu não conhecia o livro e faz tempo que não leio o gênero, no momento não é uma leitura que me desperta interesse, mas achei legal a premissa e para quem gosta de histórias no estilo vale à pena dar uma chance. Estou evitando séries, que pena que para você a leitura não tenha alcançado suas expectativas.

    Beijos,

    Rafa - Fascinada por Histórias

    ResponderExcluir

Muito obrigada por lerem. Espero que tenham gostado. Então, que tal deixar um comentário com a sua opinião? Acha que ficou alguma coisa confusa? Gostou ou não gostou? É só comentar que eu adorarei ler :)

Se ainda não segue o blog, lembre-se que é bem rapidinho seguir. É só clicar em participar na caixinha de docinhos ali no canto. Siga também nas redes sociais. Beijocas e até mais!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.