Resenha - Alice

Alice
Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do espelho e o que Alice encontrou por lá - Lewis Carrol
Editora: Zahar
Ilustrações: John Tenniel
Número de páginas: 320

Eu gostaria de saber como eu consigo gostar de uma história detestando a personagem principal. Claro que existem muitos casos que isso é possível, mas em Alice isso seria estranho, não? Já que estamos na cabeça dela... Enfim. Vamos a resenha.

Para quem (assim como eu antes de ler o livro) apenas tinha como referência o filme da Disney, devo dizer que ele na verdade é uma síntese dos dois livros condensados em um filme (o que significa que nele existem elementos de ambas histórias). 

O "Aventuras de Alice no País das Maravilhas" começa no momento que ela está ouvindo sua irmã ler uma história e vê um coelho branco reclamando estar atrasado (o que ela achou super normal) e vestido com colete e carregando um relógio de bolso. Ela resolve segui-lo e, sem prestar muita atenção no que estava fazendo, cai no quase infinito túnel dentro da toca do coelho. Então a aventura começa de fato. Alice conhece figuras estranhíssimas e ao mesmo tempo interessantíssimas como o Chapeleiro, a Lebre de Março, o Gato de Cheshire, a Lagarta, o Rei e a Rainha de Copas, e muitos outros.

Já o segundo (Através do espelho), a nossa jovem protagonista atravessa o espelho de sua casa e se depara com um mundo invertido (tudo que tinha que ser feito ao contrário para que tivesse efeito). Alice, assim como os personagens, passa a história inteira jogando xadrez - tudo é um imenso jogo de xadrez "humano". Aqui também conhecemos novos personagens (todos são novos já que as duas histórias são distintas) como as rainhas branca e vermelha (assim como os reis...), os insetos estranhos (aqueles que aparecem no filme da disney), Tweedledee e Tweedledum, Humpty Dumpty...
A ilustrações do John Tenniel são maravilhosas (vocês já devem saber o quanto eu amo ilustrações).


Toda vez que eu escrevo uma resenha eu tento ao máximo não dar spoiler (principalmente no final) e essa foi um pouco mais difícil porque é uma história conhecida e eu tive que me conter para não passar do limite. 

Eu adorei as duas histórias (principalmente a primeira, achei a segunda um pouco mais confusa), mas eu detesto a Alice. Por quê? Eu acho ela um pouco mimada de mais (a culpa não é dela... mas é que eu detesto crianças assim). 

Mas tirando a Alice, a história é muito divertida e lhe faz pensar: como que alguém tem tanta criatividade a ponto de escrever isso? 

É engraçado pensar como isso estaria dentro da cabeça de uma criança (todos os personagens e as maneiras que eles pensam, além das poesias e etc). Gostei muito da história e estou louca para comprar a edição comentada e pesquisar um pouco mais sobre a origem dessa história.

A edição da Zahar (a que eu tenho é a de bolso) é linda, super caprichada, de capa dura e que da vontade de carregar para todo o lado. Eu gostei muito dessa edição e teria comprado mesmo que tivesse milhares de outras edições de Alice. 


Já leram a história? O que acharam? =) Deixem um comentário.
Beijos e até.

8 comentários :

  1. Interessante....
    Porque não ler então? *...* Empresta?
    Beijos e aguardando novas postagens =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *foge com o livro* aaaaaaaaa deixa meu livroooooooo kkkkk
      Logo terá novas postagens =3
      espero novos comentários tb rsrs

      Excluir
  2. Ráá! Também detesto a Alice e fico feliz de alguem compartilhar esse sentimento comigo hahaha Ela é mimada e chata.
    Essa edição é linda mesmo, já quase comprei várias vezes.

    beijo
    Bia - Livro do dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhu! *não me sentindo tão excluída* acho a msm coisa dela ^^
      E siiim *--* essa edição é linda.
      Obrigada por comentar.
      Bjs

      Excluir
  3. Anna Caroline
    Vou ter que discordar de você. Li "Alice no país das Maravilhas" no original e achei a pequena Alice uma criança adorável - meiga, sensível e curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das pessoas acham ela assim mesmo, por mais que ela seja curiosa, sensível e meiga (algumas vezes...), achei ela bastante mimada :( mas o problema está comigo mesmo, fazer o quê?
      Obrigada pelo comentário :)

      Excluir
  4. Anna! Nunca li Alice e também não sei a história (apenas que ela cai em um buraco, rsrs). Sempre tive muita vontade de ler esse livro da Zahar e espero um dia conseguir. Bjs, leemporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só sabia essa parte também rsrs
      É muito bom =D espero que consiga também. Obrigada pelo comentário. Beijos

      Excluir

Muito obrigada por lerem. Espero que tenham gostado. Então, que tal deixar um comentário com a sua opinião? Acha que ficou alguma coisa confusa? Gostou ou não gostou? É só comentar que eu adorarei ler :)

Se ainda não segue o blog, lembre-se que é bem rapidinho seguir. É só clicar em participar na caixinha de docinhos ali no canto. Siga também nas redes sociais. Beijocas e até mais!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.