Tradução - A menina dos fósforos



Já era tarde na cruelmente fria Véspera de Ano Novo. A neve caia e uma pobre garotinha caminhava pelas ruas frias e escuras. Nada protegia sua cabeça, nem seus pés. Claro que ela calçava chinelos quando saíra de casa, mas eles não eram muito bons por serem enormes. Tinham pertencido a sua mãe e caíram quando a garotinha teve que atravessar a rua correndo para escapar de duas carruagens que passavam apressadas. Não foi possível achar um deles e o outro foi pego por um garoto que correu com ele dizendo que serviria de berço quando ele tivesse filhos.
Então a garotinha teve que caminhar com os pés descalços, que estavam roxos de frio. Ela carregava inúmeros fósforos em seu velho avental e tinha um pacote deles na mão.
Ninguém havia comprado nenhum deles naquele dia e nem ao menos lhe dado uma moeda. A pobre criaturinha estava faminta e sofria com o frio.
Os flocos de neve caiam sobre seu cabelo loiro – que se enrolava belamente ao redor de sua face, mas ela não prestava atenção naquilo. Luzes brilhavam em todas as janelas e um delicioso cheiro de ganso assado tomava o ar da rua, já que era a Véspera de Ano Novo. Ela não conseguia parar de pensar naquilo!
A criança achou uma esquina onde uma casa se projetava um pouco para perto da outra e se agachou ali, escondendo os pezinhos sob o corpo, mas eles estava mais fria do que nunca. Não ousaria voltar para casa sem ter vendido nenhum fósforo e nem ganhado um centavo. Seu pai a castigaria e ali estava quase tão frio quanto estaria em casa. Eles tinham apenas o telhado sobre eles e o vento assoviava através dele – mesmo tendo eles enchido os buracos maiores com trapos e palha.
Sua mãozinha estava quase congelada de tanto frio. Ah, como um fósforo poderia lhe fazer bem! Se ao menos ela se atrevesse, ela puxaria um do maço, o riscaria na parede e esquentaria seus dedos. Ela retirou um. Rssht! Como ele crepitou e ardeu! Queimou com uma chama brilhante e clara, como uma vela, quando ela colocou suas mãos ao redor dele.
Agora a luz parecia muito estranha para ela! A garotinha imaginou que estava sentada a frente de um grande forno, com pés e alças de latão polido. O fogo ardia esplendorosamente e a aquecia tão belamente, mas – o que aconteceu? Bem no momento que ela esticava os pés para aquecê-los, a chama se apagou e o forno sumiu, e ela se viu sentada com o que sobrou do fósforo na mão.
Ela riscou mais um. Ele queimou, brilhou, e onde a luz tocou a parede, ela ficou transparente como névoa e ela podia ver o quarto além dela.
A mesa estava coberta com uma toalha branca. Um ganso assado recheado com maçãs e ameixas fumegava em cima. E o que foi ainda melhor: o ganso pulou do prato com a faca encravada em suas costas e caminhou pelo chão. Ele foi direto para onde a garotinha estava e então, a chama se apagou e não sobrou nada para se ver na grossa parede negra.
Ela acendeu outro. Dessa vez estava sentada sob uma bela árvore de Natal. Era muito maior e bem decorada do que a que ela tinha visto quando espiou pela porta da casa de um rico comerciante no Natal passado. Milhares de velas acesas brilhavam sob seus galhos. Figuras coloridas, igual aquelas que ela tinha visto na vitrine de lojas, olhavam para ela. A garotinha esticou as duas mãos em direção a árvore e então o fósforo se apagou. Todas as velas natalinas foram subindo cada vez mais alto até ela perceber que elas eram apenas estrelas. Uma delas caiu e fez uma brilhante linha através do céu.
Agora alguém está morrendo.” Pensou a garotinha, como sua velha avó – a única pessoa que era carinhosa com ela – costumava dizer. “Quando uma estrela cai, uma alma está indo para Deus.”
Então ela riscou um novo fósforo contra a parede e dessa vez foi a sua própria avó que apareceu no circulo de luz. Ela a via perfeitamente a olhá-la alegre e gentilmente.
Vovó!” A criaturinha gritou. “Oh! Me leve com você. Eu sei que tudo desaparecerá quando a chama se apagar. Você desaparecerá igual ao forno, o delicioso ganso e a bela árvore de Natal!”
Ela riscou apressadamente um maço inteiro para que conseguisse ficar o máximo de tempo com sua avó. A luz dos fósforos brilhou tão clara quanto o dia. A avó nunca parecera tão alta e tão bonita. Ela ergue a garotinha em seus braços e elas subiram em uma auréola de luz e alegria longe, longe da terra, onde não existia nem frio, nem fome, nem dor, porque estavam no reino de Deus.
Na luz fria da manhã a pobre menininha estava sentada ali, na esquina de duas casas, com as bochechas rosadas e um sorriso no rosto, morta. Tinha congelado até a morte na noite anterior do ano velho. O Ano Novo amanheceu e o pequeno corpo permanecia sentado com o resto dos fósforos queimados em sua mão.

Ela deve ter tentado se aquecer.” Eles disseram. Ninguém soube sobre as lindas visões que ela teve, muito menos na luz que ela tinha entrado com sua avó no glorioso Ano Novo.




História retirada do livro: Andersen's Fairy Tales
Tradução: Anna Caroline
Imagem

Eu adoro esse conto de fadas. É triste, mas é muito lindo. O que acham dele?
O que acharam da tradução? Não deixem de comentarem =)
Beijos e até.
Leia Mais ››

TAG: Quais são seus hábitos de leitura?


Olá pessoal. Volto eu para fazer uma nova tag. Essa eu vi no blog Na Estante da Biblioteca.
Vamos às perguntas.


1- Tem o hábito de comer enquanto lê? Se sim, qual sua comida favorita?

Não. Normalmente eu leio deitada e eu não consigo comer deitada, então não como não.

2- Qual sua bebida favorita para acompanhar a leitura?

Eu não costumo beber quando estou lendo, mas se bebesse seria água.

3- Costuma sublinhar uma ou outra passagem enquanto está lendo um livro ou acha que escrever nos livros é uma ideia abominável?

Eu sublinho sim (palavras, frases...), mas sempre de lápis (para poder apagar se mudar de ideia). Não acho que seja abominável, cada um cuida de seus livros da maneira que acha melhor.

4- Como marca os livros quando interrompe a leitura? Tem um marcador especial ou usa o que tiver na mão (ex. um papel dobrado, etc..)? Ou dobra o canto da folha do livro?

Quase sempre eu uso marcador. É muito raro eu não ter nada para marcar (normalmente eu já coloco o marcador junto com o livro que pretendo ler). Mas se por acaso eu não tiver nada, eu paro no final do capítulo ou em uma página que consiga lembrar o número (ai quando chego em casa coloco um marcador =) )

5- Qual seu gênero literário favorito: ficção, não-ficção ou ambos?

Ficção

6- Gosta de ler até o fim do capítulo ou interrompe a leitura em qualquer parte do livro?

Se eu estiver muito cansada eu paro no final de qualquer parágrafo/página. Caso contrário, sempre busco terminar um capítulo.

7- Tem o costume de procurar o significado de palavras que desconhece quando as encontra no decorrer da leitura?

Sim! Eu anoto elas em um caderninho e depois procuro o significado no dicionário (isso ajuda também para sempre lembrar de palavras que eu acho interessante colocar em meus textos - então é só olhar o caderninho e pronto).

8- O que está lendo no momento?

Sábado À Noite da Babi Dewet e Jane Eyre da Charlotte Bronte.

9- Qual foi o último livro que comprou?

Foram os dois últimos de HP que faltavam na minha coleção: Quidditch through the ages e Fantastic beasts and where to find them.

10- Costuma ler um livro de cada vez ou tem o hábito de ler vários livros ao mesmo tempo?

Eu normalmente leio um de cada vez, a não ser que seja um livro em Inglês ou de contos/crônicas/poemas.

11- Tem um local favorito ou uma hora específica do dia para ler?

Gosto de ler na minha cama (porque a luz é melhor...).

12- Prefere séries ou histórias únicas?

Gosto das duas, desde que bem narrada e fundamentada.

13- Tem algum livro ou autor preferido que não se cansa de recomendar para os outros?

Meus livros favoritos são da série "Os mundos de Crestomanci", eu sempre recomendo para quem gosta de história sobre magia e bruxos. 

14- Como organiza sua biblioteca/estante? Por gênero, por título, pelo nome de autor ou pela editora?

Não tenho uma estante ainda, mas na minha prateleira (que não cabe todos os livros) eu arrumo por: livros que tenho que ler, livros que vou reler e livros lidos.

Então gente, o que acharam? 
Se fizerem a Tag, deixem o link nos comentários, eu adorarei lê-los. Se tiverem sugestões para novas tags, podem mandar que eu vou tentar fazer =)
Beijocas e até
Leia Mais ››

Sorriso

Postado anteriormente aqui.


O que é um sorriso?
O que eu daria para descobrir,
O que eu daria para entender.
Um simples sorriso.
Só um sorriso.
Nem sempre felicidade,
Às vezes segredo,
Às vezes esperança,
Às vezes desejo.
O que eu daria para entender,
O que eu daria para saber
Sorrir.
Mas sorrir de verdade.
Parar de esconder o que sinto
E conseguir
Enfrentar a realidade.
O que eu daria para saber sorrir
Mas se eu soubesse, não sorriria
Porque já cansei de mentir.
Como eu queria sorrir,
Mas só verdades.
Assim seria feliz.
~*~*~
Um sorriso muitas vezes
Não é o que diz
Não é o que querem que seja
Não é simplesmente um sorriso.
Um sorriso muitas vezes
É a fuga de muitos.
Um sorriso muitas vezes
Não é um sorriso.

Leia Mais ››

Ah, como eu queria

Postado anteriormente aqui.


Ah! Como eu queria
Que seus olhos verdes
Fossem meus.
Como eu queria
Que eles derramassem
Sobre mim seu brilho,
Sua felicidade.
Ah! Como eu queria
a todo instante lhe ter
Ser eternamente sua
E você eternamente meu.
Ah! Como eu queria
Que seu corpo
Me amasse.
Como eu queria
Que seus braços me enlaçassem
Que seus lábios me tocassem
E me fizessem feliz.
Ah! Como eu queria
a todo instante lhe ter
Ser eternamente sua
E você eternamente meu.
Ah! Como eu queria
Que seu sorriso
Fosse meu sol
Que me banhasse de luz.
Que me ensinasse a viver
Iluminando meu caminho
Me levando a você.
Ah! Como eu queria
A todo instante lhe ter
Ser eternamente sua
E você eternamente meu
Ah! Como eu queria
Que seus fios negros
Fossem minhas noite
Que guardassem meus segredos
E em um silêncio oculto
Me fizessem sua
Sem se importar com o amanhecer.
Ah! Como eu queria
A todo instante lhe ter
Ser eternamente sua
E você eternamente meu.
Queria lhe ter
Só para mim.
Sentir suas mãos
Nas minhas
E me entregar para você
Sem medo de amar.
Sem medo de ser feliz.
Leia Mais ››

TAG: Meus 12 cabelos prediletos

A Tag foi criada pela fofíssima da Bruna e você pode conferir a postagem dela aqui.
Como funciona? (para quem não entendeu) você lista doze cabelos (cortes, cores, texturas... o que mais tiver para colocar em um cabelo) que você sonha em fazer em você.
Aqui estão os meus doze:








E sim, tem muitas Minzy aqui, mas como não amar os cabelos da Minzy? rsrs Especialmente esse:

Tá... Não é para tanto.
Será que um dia vou ter coragem para fazer tudo isso? (Coragem não eu arrume... quero ver dinheiro e paciência).
Beijos e até

Leia Mais ››

Ajuda

Postado anteriormente aqui. Baseado em dois personagens meus (o que seria uma conversa).


O que esconde por detrás
De seus olhos azuis?
É um segredo tão grande,
Que não pode me contar?
O que fica pensando,
Quando seus olhos ficam perdidos
E não querem achar o caminho?


Por que está tão sério?
Estou aqui ao seu lado
Não precisa se preocupar
Irei lhe ajudar em tudo
Confie em mim, não se preocupe
Se quiser conversar
Lembre-se que estarei aqui.


O que aconteceu?
Alguns segredos podem machucar também
O que aconteceu em sua vida
Que lhe preocupa tanto?
Não tenha medo de se abrir
Eu não tenho medo do que tem a dizer
Não tenho medo de fazer o que for possível
Apenas peço que confie em mim
E eu irei lhe ajudar.


Leia Mais ››

Mãos


Era final de tarde bem naquela hora que costumávamos sair da escola e seguir para casa na velocidade exata de não chegar atrasados e mesmo assim ver o pôr do sol. Mel estava inquieta aquela tarde. Colocou as mãos sobre o corrimão da ponte e nos deixou lá. Não olhava o pôr do sol, seus olhos miravam o lado da escola, estavam esperando alguém.
Um garoto da mesma idade de Mel se aproximou. Ela finalmente nos retirou de cima da madeira áspera e nos uniu timidamente a frente do corpo.
Eu demorei? – Ele indagou envergonhado. Mel negou com a cabeça. De baixo onde estávamos dava para ver as bochechas coradas de ambos.
Eles ficaram se encarando por muito tempo. Tanto tempo que começamos a suar e a nos imprensar. Mel estava nervosa com alguma coisa e o garoto também parecia. Ele chegou mais perto dela e sorriu um sorriso infantil e constrangido.
Eu gosto do seu cabelo sob a luz do pôr do sol. – Ele arrumou a franja dela atrás da orelha. Ela riu dengosamente. Levou as mãos ao cabelo, mas antes que pudéssemos arrumar os fios, as mãos do garoto nos alcançaram e puxaram para baixo.
Ele aproximou o corpo do dela. Suas mão também estavam suadas, mas sua pele macia e aveludada compensou qualquer coisa. Aquele toque foi o necessário para a garota deixar a timidez de lado e também se aproximar dele.
As mãos se soltaram, os braços enlaçaram a cintura do outro e nós novamente nos encontramos, agora nas costas do garoto. E por fim, não era apenas nós que estávamos coladas. Seus lábios também.


Já devem ter percebido que é mais um do livro "642 Things to write about". Esse foi um tema engraçado: Escreva uma cena de amor no ponto de vista de suas mãos. Teria inúmeras cenas que eu podia descrever desse jeito, mas essa foi fofinha e curtinha (e eu gostei...).
O que acharam? Deixem comentários com a opinião de vocês =) 
Beijos e até


Leia Mais ››