Resenha - As Aparências Enganam


Olá, pessoal! Desculpa o sumiço, fiquei doente essas semanas e não tive como atualizar aqui. Mas aqui estou, antes tarde do que nunca! O livro que irei resenhar hoje é um chick-lit que me comprou pela capa (sim, eu sou dessas). Agora vamos pela resenha:



As Aparências Enganam - Janaina Rico, Liana Cupini
Editora: Qualis
Páginas: 144
Nota: 2,5
Luiza era uma loira sensual, bem resolvida e determinada, enquanto Isabel era uma morena pacata, que sonhava em ser dona de casa e ter filhos.
Luiza se dedicava ao seu trabalho e era muito ambiciosa, já Isabel só pensava em agradar seu noivo e planejava uma família.
O destino as uniu e agora elas vão perceber que a felicidade pode morar ao lado. Será que a grama do vizinho é realmente mais verde? Será que uma mudança radical poderá consertar todos os erros do passado?
Se a vida te oferecesse a chance de mudar, você aceitaria? Essas duas amigas toparam, e em uma nova cidade, terão a chance de recomeçar! Um livro sensível, sobre as dores e as alegrias de ser mulher.


As Aparências Enganam traz para o leitor a história de Luiza e Isabel, duas amigas de adolescência que se reencontram em um momento inusitado, onde ambas estão "fugindo" de suas realidades e buscando um tempo longe para conseguirem voltar aos eixos. 

Nossa história é narrada em primeira pessoa, intercalando partes narradas pela Isabel e partes narradas pela Luiza. Não temos muita descrição no decorrer das páginas, acredito que seja por conta do gênero, e as autoras focam bastante nos diálogos e na narração. Isso torna a leitura mais dinâmica e rápida e o livro que já é curtinho acaba em um estalar de dedos. 

As protagonistas são divertidas, bem aquelas que buscamos encontrar quando lemos algum chick-lit, mas confesso que não consegui me identificar com nenhuma delas, o que tornou a leitura menos proveitosa. Isso foi uma coisa bem pessoal, já que eu vejo o mundo de forma diferente das duas e muitas das ações delas eu totalmente repúdio. Mas a linguagem continua sendo divertida e boa para passar o tempo.

Agora o que mais me incomodou na leitura (e o motivo de ter dado uma nota baixa) foi a forma como os fatos se desenvolvem. Não achei muito crível os acontecimentos, os "segredos" e como as protagonistas evoluíram. Não sei se essa foi a intenção das autoras, mas tem partes que parecem tão impossíveis ou sem motivos que só me deixaram menos interessada pelo final. Senti como se as autoras não tivessem planejado a trama desde o primeiro momento e colocado algumas declarações só no fim para se tornar uma grande revelação, mas estas não se ligando com o que foi mostrado na história. É difícil acreditar em uma personagem que no fim se mostra outra pessoa, sendo que ela está narrando a história e o leitor está praticamente DENTRO DA CABEÇA DELA

Mas a leitura foi boa para passar o tempo, além de bem rapidinha. Acho que quem gosta do gênero irá aproveitar mais do que eu, já que chick-lit não está lá em cima da minha lista de gêneros favoritos. 

Sobre a edição: A capa é uma gracinha, como vocês devem ter notado. Adorei a ilustração e ela se encaixa perfeitamente à história. A fonte escolhida para o miolo não é uma das minhas favoritas, mas torna a leitura mais fácil. Acho que faltou uma revisão mais detalhada, já que achei muitos errinhos que poderiam ter sido corrigidos com uma breve passada de olhos. 

Espero que tenham gostado da resenha! Já conheciam o livro ou já leram alguma coisa das autoras? Comentem aí embaixo!

0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada por lerem. Espero que tenham gostado. Então, que tal deixar um comentário com a sua opinião? Acha que ficou alguma coisa confusa? Gostou ou não gostou? É só comentar que eu adorarei ler :)

Se ainda não segue o blog, lembre-se que é bem rapidinho seguir. É só clicar em participar na caixinha de docinhos ali no canto. Siga também nas redes sociais. Beijocas e até mais!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.