Resenha - Jane Eyre

Jane Eyre - Charlotte Brontë
Editora: HarperTeen
Número de Páginas: 659
★★★★




Jane Eyre é uma menina órfã que vive com sua tia, a sra. Reed, e seus primos, que sempre a maltratam. Até que, cansada do convívio forçado com a sobrinha de seu falecido esposo, a mulher envia Jane a um colégio para moças, onde ela cresce e se torna professora. Com o tempo, cresce nela a vontade de expandir seus horizontes. Ela põe um anúncio no jornal em busca de trabalho como governanta. O anúncio é respondido pela senhora Fairfax, e Jane parte do colégio para trabalhar em Thornfield Hall. Lá, ela conhece seu patrão, o sr. Rochester, um homem brusco e sombrio, por quem se apaixona. Mas um grande segredo do passado se interpõe entre eles.
(SINOPSE DA EDIÇÃO DA EDITORA OXFORD)


Jane é adotada pelos tios depois da morte de seus pais, mas, algum tempo depois, seu querido tio Reed também morre e ela se vê entregue aos cuidados da sra Reed. Depois de crescer tendo que lidar com os maus-tratos, ela é finalmente posta em um colégio e se distancia de seus parentes. Jane passa sua infância dentro do colégio, forma-se e se torna professora. Depois de tanto tempo presa (sua vida inteira) era de se esperar que mais cedo ou mais tarde seu gênio forte e sua curiosidade a fizesse querer sair pelo país e conhecer novos lugares. Ela arruma um emprego de governanta em uma casa distante e vai atrás de seu sonho. Seu patrão é o sr Rochester, um homem um tanto quanto reservado e que guarda segredos inimagináveis. 

Eu sou suspeita para falar nesse livro, porque eu simplesmente A-M-O Jane Eyre. Amo a época em que se passa, os personagens, a escrita da Charlie (para os íntimos hehe). Amo tudo. Tive contato com a história em 2010, no colégio, onde lemos uma versão adaptada. Só depois de algum tempo (e de já ter assistido praticamente todos os filmes baseados na obra) ou me aventurei pela versão integral em inglês.

O que mais me agrada é que ela não foca apenas no romance, claro que é uma parte muito importante, mas há também o passado da pequena Jane, assim como suas dúvidas, inseguranças, ciúmes, etc. O romance entre ela e o sr Rochester é criado aos pouquinhos, quanto mais ela vai conhecendo o patrão, mais ela vai vendo que não é apenas porque é o primeiro homem que ela realmente teve um contato, mas é alguém por quem ela sente algo a mais. Uma verdadeira amizade surge entre os dois.

O livro mistura muito do misticismo, histórias de bruxas, crenças populares, fantasmas... É uma obra gótica que não deixa a desejar.

E se você é uma daquelas pessoas que se cansa de ler quando a história se torna só romance, essa definitivamente não é uma dessas histórias. Jane não se torna uma adolescente viciada no amor (como algumas personagens que praticamente respiram a imagem da pessoa amada), ela tem seus princípios e ideias próprias, tem seus sonhos e frustrações. Claro que pensamentos sobre seu amado lhe ocorre, mas não com tamanha intensidade que estraga a personagem.

Os personagens são profundos, eles dançam conforme a música e também fora do ritmo. Eu sinceramente não acho possível alguém não se envolver (como eu disse, eu sou suspeita). 

O livro conta a história de uma mulher e as dificuldades que enfrentou para alcançar a felicidade. Jane não era nem bonita, nem rica, mas isso não a impediu de buscar o que queria e lutar pelos seus sonhos.





Já leram? O que acharam? Deixem a opinião de vocês ai em baixo.
Beijos e até mais.

6 comentários :

  1. Apesar de ter uma curiosidade enorme a respeito deste livro, infelizmente ainda não consegui lê-lo, mas depois dessa resenha a curiosidade aumentou e acho que não vou poder ficar adiando por muito mais tempo hehehe

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom e com certeza eu indico xD kkkk (a pessoa aqui nem é viciada no livro) hehe
      Espero que um dia leia e que goste também :3
      Beijocas

      Excluir
  2. Nunca li estou conhecendo agora por essa resenha, parece ser muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto bastante :D Tente dar uma chance ao livro algum dia. Espero que goste também.
      Beijos

      Excluir
  3. Nunca li este livro o que acho estanho já que tenho imensa curiosidade nele.
    http://siteaigam.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por lerem. Espero que tenham gostado. Então, que tal deixar um comentário com a sua opinião? Acha que ficou alguma coisa confusa? Gostou ou não gostou? É só comentar que eu adorarei ler :)

Se ainda não segue o blog, lembre-se que é bem rapidinho seguir. É só clicar em participar na caixinha de docinhos ali no canto. Siga também nas redes sociais. Beijocas e até mais!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.