2 - Escrevendo uma história...


Começando a escrever uma história? Então que tal ler essas dicas?

O primeiro tema é "O que você está escrevendo?". Sua motivação, onde pretende chegar, para quem você escreve, etc..

Espero que eu consiga ajudá-los e que vocês gostem :)

Saiba sobre o que você quer escrever, sua motivação, aonde quer chegar...


Claro que para começar uma história você tem que ter algo em mente. Pode ser um personagem, uma cena, a história inteira ou o nome do vizinho da personagem principal. Ou seja... Você não irá começar do nada. Terá pelo menos uma ideia "base".

Sua motivação pode ter sido um sonho que teve, uma conversa que ouviu ou participou, o que você sente por alguém ou por você mesmo, algo que você viu na TV, leu em algum lugar, ouviu em uma música ou simplesmente teve uma epifania em um belo dia. Mas claro que essa ideia precisa se desenvolver para se tornar o que você deseja.

Para quem você está escrevendo?


Isso é muito importante, porque irá decidir que linguagem usar. 

Escrevendo "para você": pode escolher uma linguagem mais confortável, uma linguagem que você goste ou queira. (Existem discussões sobre escritores que não publicam textos ou não escrevem para um público que não seja a gaveta, mas isso já é outra coisa que um dia talvez eu escreva sobre).

Você pode querer postar em um site ou publicar: Veja seu público, o site é para crianças, adolescentes ou adultos? Modele sua linguagem para cada grupo.

Todos nós sabemos que publicar já é uma coisinha mais complicada, muitas editoras restringem os gêneros e os temas que buscam, elas olham também para o que venderia e a qualidade do autor (o que muitas vezes é difícil caso você seja novo no ramo). Para publicações independentes é mais fácil nesse sentido, tendo dinheiro, você faz o que quiser e como quiser.

Planeje o enredo, tenha a história


Parabéns, você já sabe sobre o que quer escrever (isso já foi um grande passo, acredite). Agora vamos para outro mais difícil que é... Saber como vai arrumar isso que irá escrever (=T-T=). Use sua imaginação para criar um roteiro (eu indico criar um roteiro, torna tudo mais fácil e você raramente terá aquele famoso bloqueio criativo) . Enfim... Para criar o roteiro você pode colocar as partes principais. Exemplo mal feito:

1- A menina-do-cabelo-dourado nasce.

2- Ela descobre que a pessoa de quem gostava era metade demônio

3- Uma guerrinha básica (A-M-O)

4- Todos morrem (sim, eu sou trágica)

Ok, você tem algumas partes para te guiar. E agora? Onde e quando a menina-de-cabelo-dourado conheceu a pessoa metade demônio? Era um garoto ou garota? Qual foi a reação da menina? E blá, blá, blá. Então você coloca algumas partes para completar.

1- A menina-do-cabelo-dourado nasce.

  • A menina foge de casa 
  • Conhece uma pessoa x 
  • Viram amigas/os 
  • Se apaixonam

2- Ela descobre que a pessoa de quem gostava era metade demônio

  • A menina-do-cabelo-dourado não aceita se separar
  • A menina fica de castigo (eu sendo trágica)
  • Os cidadãos querem matar a pessoa metade demônio

3- Uma guerrinha básica

  • A menina tenta fugir com a pessoa metade demônio
  • Os cidadãos vão atrás delas

4- Todos morrem 
...

Acho que vocês entenderam (tá um enredo muito besta, mas é só para exemplificar). Claro que terá mais capítulos, irá se desenvolver e você pode (deve se já souber) colocar isso no seu roteiro. E depois é só escrever cada capítulo.


Obrigada por lerem e espero que tenham gostado. Não deixem de comentar caso a dica tenha sido útil ou se você não concorda ou quer que eu acrescente algo.

Beeeeijocas e até mais!

0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada por lerem. Espero que tenham gostado. Então, que tal deixar um comentário com a sua opinião? Acha que ficou alguma coisa confusa? Gostou ou não gostou? É só comentar que eu adorarei ler :)

Se ainda não segue o blog, lembre-se que é bem rapidinho seguir. É só clicar em participar na caixinha de docinhos ali no canto. Siga também nas redes sociais. Beijocas e até mais!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.