Resenha - Poder Extra G


A pessoa aqui havia dito que iria postar resenhas quinzenalmente, mas calhou de meu estágio atrapalhar um pouquinho *roda os olhos*. Mas antes tarde do que nunca, né nom?

Há algumas semanas, eu estava na vibe de ler livros com protagonistas gordas (principalmente porque estou escrevendo A Garota da Torta de Maçã e precisava estudar sobre o tema na literatura nacional) e um desses livros foi Poder Extra G. Devo confessar que estava super animada para ler, não apenas pela temática, mas por já conhecer o trabalho da autora. Conheci a escrita da Thati pelo livro Com Outros Olhos e tinha grandes expectativas para essa nova leitura. Hoje venho trazer para vocês a resenha de Poder Extra G e se o livro correspondeu ou não ao que eu esperava. Espero que gostem da resenha. ♥




Poder Extra G

Autora: Thati Machado
Editora: Astral Cultural
Páginas: 239

Empoderamento define. É por isso e a partir daí que a história de Nina — e de Nico, de Marcela e de Noah — existe. Nina não é uma mulher de tipos. E não apenas por causa dos seus noventa e dois quilos. Nina tem atitude e amor-próprio. Talvez não nessa ordem, mas quem se importa? Ao namorar Marco, ela achava que estava subindo mais um degrau rumo ao topo de sua autoestima. É claro que alguns sinais lhe alertavam do contrário, só que o ego pode ser bastante ensurdecedor quando nos convém. Depois de se dar conta da farsa que era o seu relacionamento, Nina deixa sua vida em São Paulo e parte rumo a Buenos Aires, para um mês regado a argentinos sedutores e muito doce de leite. Ela só não esperava que o país dos hermanos pudesse lhe trazer muito mais do que uns quilinhos extras.

Em Poder Extra G, conhecemos a história de Nina que, para afastar da cabeça a memória de seus ex-namorado, resolve tirar férias e viajar para a Argentina. Ela queria apenas conhecer algum cara, ter algo sem compromisso, se sentir livre e deixar pra lá o que aconteceu entre ela e seu ex, Nina só não imaginava que conheceria Nico (ou Nícolas para os não íntimos). Nico, ao contrário de Nina, não queria apenas a casualidade. Nesse período de férias, Nina vê seu relacionamento com alguém que conheceu há poucos dias crescer tanto e tão rápido, que a simples lembrança de que teria que voltar para o Brasil passa a angustiá-la. 

Tudo acontece realmente muito rápido: eles se conhecem, eles começam a sair, ela conhece a família dele e praticamente já vira best-friend de todos, e quando vão ver, é algo que já não tem mais volta. 

Quando comecei a ler o livro, pensei que a autora fosse focar principalmente no romance de Nina e Nico, e Thati realmente trabalha bastante o relacionamento dos dois, mas o livro não é apenas isso. Primeiro, a vida de Nina parece que saiu de uma novela mexicana (e como a Nina ama novelas mexicanas, nada mais justo *Risos*), com muitas reviravoltas, descobertas e momentos que nem ela acredita no que está acontecendo. 

Segundo, o preconceito é um tema bastante presente. Não apenas gordofobia, mas transfobia também, graças a um personagem bem especial. E claro, empoderamento é a palavra que melhor resume o livro. 

Thati Machado tem um canal no youtube onde fala, além de escrita e sobre seus livros, de temas que ainda hoje são tabus (como o empoderamento da mulher gorda, feminismo, questões lgbt...). E para quem leu Com Outros Olhos, Poder Extra G é bem parecido ao que se refere a falar sobre pessoas que são vistas de forma diferente, e preconceitos

O livro é narrado em primeira pessoa sob a visão de muitos personagens. Mas principalmente temos a voz de Nina, que é uma personagem muito divertida e feliz com sua aparência (por mais que algumas pessoas pensem que ela não deveria ser). Ela não tem vergonha de seu corpo, de sua vida sexual, de seu apetite. Além disso, tem uma mente bastante aberta e amiga.
Créditos

Temos também capítulos narrados por Nico, Noah (o irmão de Nico) e Marcela, a melhor amiga de Nina. Todos os personagens foram bem construídos a meu ver, principalmente os quatro mais importantes, e os capítulos sob o ponto de vista deles foram super válidos, não apenas para mudar um pouco o tom da narrativa, mas para ser mais inclusivo. Já que ninguém é igual, né? E é legal ver a forma de enxergar a história pelos olhos de outros personagens. 

Eu preciso comentar aqui sobre a escrita da Thati. Ela é leve e bastante fluída, bem como deve ser nesse gênero. É daqueles livros que você pode ler em uma sentada sem se cansar, ou querer mandar os personagens pastar por serem chatos. E por mais que haja alguns dramas, a história é alegre e engraçada, uma leitura deliciosa. 

Algumas coisinhas eu não achei tão verídicas, ou tinham a probabilidade muito baixa de acontecerem, mas isso apenas acentua o ar de novela mexicana. E como a autora soube dosar bem entre o que era real demais e o que era fictício demais (entre cenas que acontece todo dia com pessoas normais e outras que acontecem praticamente só em novelas - mas é um livro, pra que precisa ser real? *risos*) ficou uma narrativa bem interessante. 

[Ah, uma coisa que devo acrescentar aqui, quando falo de novela mexicana, não é aquele dramalhão, mas pelas reviravoltas (que foram bem colocadas no livro).]

Foi uma ótima leitura. Confesso que estava esperando algo diferente quando comecei a ler, mas é sempre bom ser surpreendida. Ainda tenho algumas obras da Thati na estante que não pude ler (Ponte de Cristal e os contos dela em Doze por Doze e Mundos Paralelos), mas espero em breve me encontrar novamente com essa talentosa escritora

Sobre a edição da Astral Cultural: O livro foi bem diagramado, de forma simples, mas que facilita a leitura. A capa é um charme, bem moderna e que acho que combina bastante com o espírito de Nina. Não encontrei erros muito grandes na revisão, nada que atrapalhasse a leitura. 

Eu realmente indico o livro (lembrando que possui cenas de sexo, então não é para o público novinho ;)), assim como o Com outros olhos, que irei reler para resenhar aqui para vocês em breve. 




Espero que tenham gostado da resenha. Já conheciam o livro ou a autora? Se interessaram pela leitura? Deixem ai embaixo a opinião de vocês. Ah, não se esqueçam de seguir o blog e curtir a página no facebook também ♥. Beijocas e até!!!




Sobre a autora
Thati Machado tem 24 anos e mora em Niterói – RJ. Suas paixões são muitas: os livros, a escrita, os palcos, a lente das câmeras... Começou a escrever poemas e versos aos doze anos. Aos quinze escreveu sua primeira peça no colégio. Logo em seguida, começou a escrever histórias para publicar em redes sociais. Alcançou a marca de mais de 3.500 membros na comunidade de suas histórias e cada uma de suas páginas tinha mais de dez mil comentários. Estudou artes cênicas e publicidade, trabalha como modelo Plus Size, é blogueira literária no www.nemteconto.org e todo o restante de seu tempo é destinado às histórias que habitam sua mente. Atualmente possui um três livros físicos (Ponte de cristal, Com outros olhos, Poder Extra G), obras na Amazon e outras disponíveis gratuitamente no wattpad.


22 comentários :

  1. Olá
    Não sei se leria esse livro no momento, mas independente disso, adorei poder conferir suas impressões a respeito e que bom que foi uma leitura boa para você. Fiquei bem curiosa quanto a escrita, e imagino que se trata de uma leitura leve. Irei anotar a dica para ler futuramente.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oiii!
    Tenho lido bastante resenhas sobre este livro é todas com ótimos comentários a respeito.
    Mas ando com alguns tiques e os deste ano são as capas dos livros kkkk
    Tenho comprado livros pela capa.e está não curti muito mas achei super interessante a premissa dele mesmo não sendo o q vc esperava me pareceu bem atrativa.vou coloc ar na lista de futuras leituras valeu pela dica

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Gostei muito de ler sua resenha. Já conhecia o livro, mas estrava curiosa para saber mais detalhes e tal.
    Gostei de saber que tem uma escrita envolvente e personagens boas. Acho que essa questão do preconceito ficou bem trabalhado.
    Tenho vontade de ler sim, afinal, sou plus size e tenho certeza de que vou me identificar com algumas coisas.
    Adorei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Oiee, tudo bem?

    Já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas nunca me interessei a saber o que ele se tratava e então eu leio a sua resenha e já estou louca para ler esse livro!!! Tenho que comprar ele para ontem... Adoro temas com personagens empoderados e amo novelas mexicanas, então pela sua resenha já tenho certeza que vou amar!!!

    Preciso desse livro.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Conheço a autora, mas ainda não tive oportunidade de conferir nenhuma de suas obras. Achei bem interessante o fato de que a vida da protagonista parece ser uma novela mexicana, mas que pena que alguns acontecimentos ficaram bastante parecidos com coisa que só acontece em novela. Adorei saber que a escrita da autora é fluída e fiquei com bastante vontade de ler. Que bom que teve uma ótima leitura e que conseguiu se surpreender. Adorei a resenha!

    www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu ainda não conhecia a autora, mas estou interessada na história. Ainda mais que sai das mocinhas que estpu acostumada a encontrar nos livros.
    Já vou anotar essa dica, pois estou curiosa para conferir o livr, com certeza vou gostar dessa leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Muito legal sua resenha. Eu ganhei esse livro, mas ainda não havia me animado para lê-lo.
    Mas seu post me deixou mais curiosa e vou dar uma chance para a leitura:)
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar da autora, mas não conhecia ainda os livros dela. Bom saber que vou ter boas experiências, mesmo com a parte delirante (que estou prevendo que irei amar) da trama. Livros assim são ótimos para ter na manga para levantar o humor. Obrigada pela dica! Abraços!

    ResponderExcluir
  9. oi
    tudo bem
    dês que vi este livro tenho muita vontade ler devido a principal ser diferente ( digamos mais real não menina perfeita ) eu posso dizer que isso e pouco colocado em livros , gostei que trama mistura humor com um pouco de drama ( tipo novela mexicana como voce mesmo falou) mais que foi muito bem trabalhado .
    não vejo a hora de ter oportunidade de ler pois so esculto coisas positivas sobre este livro .

    ResponderExcluir
  10. Olá! Adoro esse tipo de livro, que me lembrou "As grandes aventuras de Daniella", que também tem uma personagem acima do peso com auto estima lá no céu, criticada por outras pessoas, mas sempre dando a volta por cima. Eu adoro bons dramas, ainda mais com toques de humor! Vou procurar para leitura com certeza!

    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Tenho curiosidade de conhecer o trabalho da Tati, tive o prazer de conhecê-la pessoalmente em um evento literário na minha cidade, mas infelizmente não consegui ler nada dela até então. Eu curto mt livros com personagens fora dos padrões, mas confesso que não tenho muita vontade de ler Poder Extra G, justamente por todo esse empoderamento e blá blá blá feminista de hoje em dia. Pq tipo, toda mulher já é poderosa, ela só precisa abrir os olhos pra isso, ela não precisa que ninguém a empodere, ela precisa que as pessoas a enxerguem e a aceitem... enfim. Obg pela dica.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  12. Olá! Muito legal a premissa, gosto de histórias que nos presenteiam com protagonistas diferentes. Legal saber que é uma leitura que trás algumas reflexões e que também é divertida. Nunca li nada da autora e fiquei curiosa para conhecer a escrita dela, beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oii
    Ainda não conhecia o livro. Achei bem interessante, nunca li algum livro que a protagonista seja plus size, ou que aborde temas como a gordofobia. Achei interessante saber que o livro é bem humorado, são os meus tipos favoritos <3
    Vou anotar a dica!

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas gosto muito da premissa dele, principalmente, por abordar temas tão importantes para a nossa sociedade.
    Fico contente que você tenha gostado da leitura e, principalmente, que ela tenha te surpreendido. Acho que essas coisinhas que você não gostou podem ser facilmente esquecidas perto da importância do livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Sou louca para ler esse livro, sempre vejo comentários positivos sobre ele. A narração é a minha favorita amo narração em primeira pessoa, me sinto mais ligada aos personagens. Vi pessoas falando que deu boas risadas com a protagonista. É legal ter uma personagem fora do esteriótipo que estamos acostumados a vê, com toda certeza minha vontade de ler esse livro só aumentou.beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oie amore,

    Ai sou fascinada pela escrita da Thati, mas ainda não tive a oportunidade de ler esse belezura... mas está em minha lista de desejos a algum tempo já!
    Pelo que li em sua resenha parece se tratar de um livro muito bom... quero ainda mais agora !

    Beijoka!

    ResponderExcluir
  17. Olá, já tinha ouvido falar do livro, mas sua resenha conseguiu me trazer um novo olhar sobre a história. Confesso que tenho certo receio de ler Tathi por uma obra que já li e realmente não consegui me apegar a forma dela escrever. Mas gostei de ela trazer personagens fortes e pela narração ter sido feita em primeira pessoa diversificando várias visões. Outro ponto a favor da obra é trazer uma personagem central que foge da ditadura da beleza, prometo que vou conferir.

    ResponderExcluir
  18. Tenho muita curiosidade para conhecer a escrita da autora, porque a acompanho no Youtube e a acho muito inteligente e articulada, sensata, interessante. Espero poder começar com este livro aqui.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Por mais qur vc tenha colocado pontos simples que não tenhas gostado, elas passam desapercebido. Acredito que seja uma leitura viável para quebrar o preconceito. A autora é inteligente para abordar um tema como este, e mostrar na cara dura o que tem o poder extra G.

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    A Thati é uma autora que vejo que muitos recordam, morro de vontade de conhecer a escrita dela e suas histórias também, mas estou toda enrolada com os estudos e não resta muito tempo para outras coisas :/ No entanto, acho essa premissa maravilhosa e morro de curiosidade para saber como a personagem vai lidar com as adversidades.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oii
    Vi bastante resenhas desse livro nos ultimos dias, e até então não conhecia a autora. Muitas pessoas gostam do seu jeito de escrever o que desperta minha vontade de ler o livro. O tema do livro é muito bacana e creio que iria curtir a leitura. Sou curiosa e conferi o canal dela no youtube e adorei hahaha
    Bjos

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Bom saber que você foi surpreendida positivamente.
    Só de saber que esse livro trata de temas pesados com leveza, isso já me deixou bem curiosa. Sou contra qualquer tipo de preconceito, por isso fiquei bem interessada nesse livro.
    Achei bem interessante também o fato de ser dividido entre pontos de vistas diferentes.
    Adorei e anotei a dica.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por lerem. Espero que tenham gostado. Então, que tal deixar um comentário com a sua opinião? Acha que ficou alguma coisa confusa? Gostou ou não gostou? É só comentar que eu adorarei ler :)

Se ainda não segue o blog, lembre-se que é bem rapidinho seguir. É só clicar em participar na caixinha de docinhos ali no canto. Siga também nas redes sociais. Beijocas e até mais!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.